Por este andar

Eis mais um capítulo da saga "isto não teria acontecido se Steve Jobs ainda estivesse vivo". Mostra também a maneira descarada como se está a passar da teoria do nudge - que é paternalista e irritante - para a prática do shove, que é autoritária e enfurecedora.

O meu Mac, como todos os Macs, funciona bem. E, como todos os Macs, está sempre a receber updates que quase sempre melhoram as coisas. Até esta Primavera os updates eram opcionais: instalavam-se quando queríamos.

E ainda é assim, embora estejamos agora à beira do fascismo. Todos os dias, sem falta, aparece-me uma caixinha a dizer "Updates Ready to Install". Depois pergunta se eu quero instalá-los "já ou logo à noite". Olhem só a ganância da pressa dos bichos: ou já ou logo à noite.

Que tal nunca? Carrega-se na opção "Later", que é a única maneira de fugir. O que é que acontece? Aparece uma escolha fascista: "Tente daqui a uma hora", "Tente hoje à noite" ou, com uma teimosa prepotência, "Relembre-me amanhã".

Não há maneira de conseguir um mês, uma semana ou até dois dias de sossego. Todos os dias sou obrigado a carregar nos mesmos botões para aquilo se ir embora até ao dia seguinte.

Dantes ia-se calmamente ao "Software update" que nos mostrava uma lista de updates. Colocava-se uma cruzinha naqueles que se queria fazer (como, por exemplo, nenhum) e não se ouvia falar mais nisso.

No próximo passo todos os updates serão obrigatórios e nós não seremos tidos nem achados.

Que fazer?

Sugerir correcção
Comentar