Temperaturas acima dos 30ºC na próxima semana

A partir de segunda-feira, as temperaturas máximas disparam e podem aumentar mais de dez graus em relação às desta semana.

Foto
Miguel Manso

A chuva e as temperaturas perto dos 20ºC vão desaparecer neste fim-de-semana e o calor vai regressar a partir de segunda-feira em Portugal continental. Segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros deverão chegar aos 34ºC na região de Lisboa, uns quatro graus acima da média do esperado para Porto e Faro.

O IPMA indica no site que, para a próxima sexta-feira, haverá ainda registo de céu muito nebulado nas regiões Norte e Centro, até meio da manhã, mas a temperatura mínima irá subir. Em Lisboa, os termómetros vão oscilar entre os 23ºC de máxima e os 15ºC de mínima, no Porto entre os 20ºC e os 13ºC e, em Faro, o calor já se fará sentir com a previsão de máximas de 29ºC e 17ºC de mínima.

No sábado, as nuvens vão desaparecer e o IPMA espera “uma pequena subida da temperatura máxima, mais significativa nas regiões do interior e no vale do Tejo”, com Lisboa a registar uma máxima de 26ºC, Porto de 22ºC e Faro de 31ºC. Até à próxima quarta-feira, a Região Sul do país será a que irá registar temperaturas com menor oscilação, entre os 29ºC e os 31ºC.

A partir de domingo, a temperatura vai aumentar e, na segunda-feira, os termómetros vão disparar para os 33ºC em Lisboa e os 28ºC no Porto. Entre terça e quarta-feira, a região da capital vai manter-se nos 34ºC de máxima e os 21ºC de mínima, enquanto mais a norte, na região do Porto, são esperados 30ºC de máxima e 19ºC de mínima.

Na Madeira e nos Açores, o IPMA não prevê grandes oscilações de temperatura. À semelhança do continente, não é esperada a ocorrência de chuva a partir do fim-de-semana, mas o calor ainda está longe de chegar aos dois arquipélagos.

Na Madeira, as temperaturas vão oscilar entre sábado e a próxima quarta-feira entre os 20ºC e os 24ºC, enquanto, nos Açores, os termómetros não vão ultrapassar os 19ºC de máxima.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar