Temperaturas a descer mas ainda há sete distritos sob aviso laranja

Autoridades mantêm alerta para cuidados especiais com calor. 32 concelhos com risco máximo de incêndio.

Foto
Paulo Pimenta

No dia em que tecnicamente alguns distritos entram numa situação de onda de calor (seis ou mais dias consecutivos com temperaturas superiores ao habitual para a época do ano), as temperaturas em Portugal começam a baixar, embora ainda se mantenham sete distritos sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

Nos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Leiria continua a haver um risco meteorológico moderado a elevado, aponta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no seu site.

Já os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora e Beja estão sob aviso amarelo, o que significa que há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

“As temperaturas estão tão altas, que mesmo descendo ainda serão elevadas. Continuam a ser necessárias todas as precauções, porque vamos continuar no Verão”, disse no domingo ao PÚBLICO a meteorologista Paula Leitão, sublinhando que continuam em vigor todas as recomendações emitidas no final da semana passada, nomeadamente evitar a exposição directa ao sol e aumentar a ingestão de água.

As temperaturas começam a descer nesta segunda-feira, mas ainda assim os termómetros vão ultrapassar os 40 graus em Castelo Branco (41), Portalegre, Évora e Beja (todos com 40). Vila Real chegará aos 39, Viseu, Coimbra, Bragança, Braga e Leiria aos 38 e Lisboa e Porto aos 35.

Já para esta segunda-feira, o IPMA prevê ligeiras descidas das temperaturas máximas e mínimas no litoral, o que se acentuará nos próximos dias.

“Vai haver uma descida gradual da temperatura, a partir de segunda-feira. Essa queda acentua-se na terça e na quarta. Mas na terça-feira e quarta-feira ainda teremos avisos amarelos”, acrescentou a meteorologista.

Além da redução gradual da temperatura máxima nos próximos dias, também se vão registar descidas nas temperaturas mínimas, “o que trará mais conforto”, nomeadamente no arrefecimento das casas à noite.

32 concelhos com risco máximo de incêndio
As altas temperaturas que continuam a sentir-se no país levaram também o IPMA a colocar 32 concelhos de 11 distritos (Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Faro) sob risco máximo de incêndio.

Quase todo o país está sob risco muito alto e alto de incêndio devido ao tempo quente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 244 incêndios, que foram combatidos por 4424 operacionais, apoiados por 1151 veículos.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar