Suspeita de fraude na indústria alimentar chegou aos ovos na Alemanha

Ovos podem estar a ser vendidos como biológicos sem o serem. Governo alemão fala em possível fraude em grande escala no país.

Foto
Ovos são um dos alvos Ina Fassbender/Reuters

A Alemanha pode estar a braços com um enorme escândalo na indústria alimentar. Enquanto a Europa lida ainda com a polémica presença de vestígios de carne de cavalo em produtos vendidos como sendo 100% de carne de vaca, as autoridades de segurança alimentar alemãs estão a investigar dezenas de produtores de ovos que estão a vender ovos normais como sendo biológicos.

Na zona da Baixa Saxónia, pelo menos 150 produtores estão a ser investigados pela suspeita de venderem ovos biológicos – que devem ser provenientes de galinhas alimentadas à base de rações orgânicas e criadas em quintas onde têm acesso ao exterior – que, afinal, são obtidos em unidades sobrelotadas de animais. Noutros dois estados alemães estão também a ser investigadas 50 explorações que vendem ovos com a etiqueta de produto biológico, que custam mais dez cêntimos por ovo do que os ovos de produção normal.

A ministra alemã da Agricultura, Ilse Aigner, já admitiu que, a confirmar-se a suspeita, o país pode estar perante “uma fraude em grande escala, uma fraude contra os consumidores, mas também contra muitas quintas orgânicas na Alemanha que trabalham honestamente”. Nesse sentido, a ministra apelou a que sejam respeitadas as leis nacionais e as directivas europeias quanto à produção de alimentos biológicos, de forma a garantir a confiança dos consumidores de que estão a consumir produtos genuinamente biológicos.

A indústria de alimentos biológicos tem uma forte presença na Alemanha. Os consumidores daquele país estão dispostos a pagar mais por ovos, carne, vegetais e outros produtos que tenham a garantia de que são criados ou produzidos da forma mais natural possível, sem adição de produtos químicos.
 
 

Sugerir correcção
Comentar