Sismo de 4,6 na escala de Richter na ilha do Faial

Foto
Carlos Lopes/Arquivo

Um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi sentido na ilha do Faial, Açores, nesta quinta-feira, sem que, até ao momento, se tenham registado danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De IPMA, o sismo foi registado às 6h29 (7h29 em Portugal continental) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

O epicentro do sismo, de magnitude 4,6 na escala de Richter, foi registado a cerca de 35 quilómetros a oeste-noroeste da freguesia do Capelo, concelho da Horta, ilha do Faial.

Este sismo, de acordo com a informação disponível, até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Horta, ilha do Faial, e no município de Lajes do Pico, na ilha do Pico, segundo o IPMA.

A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores tinha registado na quarta-feira um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter na freguesia do Capelo, ilha do Faial, Açores.

Na quarta-feira, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores e a protecção civil açoriana revelaram que foram registados 160 sismos numa zona a oeste-noroeste da ilha do Faial desde 19 de Abril, três deles sentidos pela população.

Segundo informação divulgada por aquelas duas entidades, desde esse dia que "tem vindo a ser registada alguma sismicidade" com epicentro entre 37 e 46 quilómetros a oeste-noroeste da ilha do Faial.

Segundo o Centro de Informação, a zona em causa fica numa "faixa de maior actividade sísmica situada entre 15 e 50 quilómetros a oeste da ilha do Faial que já foi palco de significativa actividade sísmica no passado".

"O desenvolvimento deste episódio de maior actividade sísmica tem vindo a ser continuamente acompanhado pelo CIVISA e pela protecção civil açoriana e nova informação será disponibilizada caso se verifiquem alterações ao padrão assinalado", acrescentam as duas entidades.

Sugerir correcção
Comentar