Sinagoga de Lisboa acolhe oração que junta judeus, muçulmanos e cristãos

Encontros ecuménicos terminam neste domingo na igreja da Paróquia de Campolide.

Foto
As orações pela paz são uma reacção aos atentados terroristas de 7 de Janeiro em Paris Pedro Cunha (arquivo)

A sinagoga de Lisboa acolhe neste sábado mais uma oração conjunta de judeus, muçulmanos e cristãos a favor da paz, iniciativa que Esther Mucznik, da Comunidade Israelita, considera reveladora da convivência pacífica entre religiões em Portugal.

Muçulmanos, cristãos e judeus promovem desde sexta-feira e até domingo um conjunto de orações pela paz, numa reacção aos atentados terroristas de 7 de Janeiro em Paris, que causaram 20 mortes.

Esther Mucznik, da Comunidade Israelita de Lisboa, considera a iniciativa "muito importante", defendendo a união como uma das respostas que as religiões devem dar ao terrorismo.

"É revelador de uma convivência pacífica e amigável que existe entre as religiões em Portugal. [...]. Em Portugal essa convivência é antiga. As três confissões religiosas participam em vários fóruns e em comissões [...]. É um trabalho conjunto que se desenvolve num sentimento de que todos têm direito à vida e à diferença", disse Esther Mucznik à agência Lusa.

A falta de diálogo entre religiões não é, para Esther Mucznik, um problema, mas sim o diálogo entre representantes das diferentes religiões não conseguir impedir grupos extremistas e fundamentalistas de fazerem as suas acções.

"Esse é que é o drama e muitas vezes esses grupos radicais e de terror acabam por confiscar ou tentar confiscar o nome de Deus e o nome da religião. Esse é que é o grande perigo", sublinhou.

Por isso, defende, "há também um combate muito sério a fazer contra o radicalismo, o terrorismo e o fundamentalismo".

"Não basta termos as nossas reuniões e a nossa convivência é preciso dizer de facto que aquilo não representa as nossas religiões", disse.

A oração conjunta pela paz está marcada para as 19h30 horas na sinagoga de Lisboa, depois de sexta-feira se ter realizado uma primeira oração na mesquita de Lisboa. Para as 10h30 de domingo está marcada nova oração para a igreja da Paróquia de Campolide.

Sugerir correcção
Comentar