Sete incêndios de grandes proporções activos em Portugal

Um fogo em Sandinha/Cadafaz, no distrito de Coimbra, é o que está a envolver mais meios: 166 bombeiros e 42 viaturas.

Foto
Desde a meia-noite a ANPC registou 68 incêndios Paulo Pimenta

Com a subida das temperaturas os incêndios voltaram em força e na manhã deste domingo estavam activos em Portugal sete incêndios de grandes proporções, combatidos por centenas de bombeiros, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O fogo que consome mato em Espinheiro, concelho de Amarante, lavra desde sábado e está a ser combatido por 141 bombeiros, apoiados em 47 veículos. No concelho de Amares, distrito de Braga, arde um fogo em Paranhos desde sábado. No local estão 49 bombeiros que contam com 14 viaturas.

Desde sábado também está em curso um incêndio em Monte Córdova, no concelho de Santo Tirso, obrigando à intervenção de 40 bombeiros. Por seu lado, o incêndio que começou sábado em Ferreiros/Gondoriz mantem-se em curso, estando a ser combatido por 19 homens, com sete veículos operacionais.

Já neste domingo tiveram início três incêndios, que ainda estão em curso, um deles em Sandinha/Cadafaz, no distrito de Coimbra, que está a ser combatido por 166 bombeiros, com 42 viaturas, ainda de acordo com a ANPC.

Em Bustelo, no concelho de Vila Verde, um incêndio em mato envolve 31 bombeiros, apoiados em oito veículos operacionais. O fogo em Vilarelho/Serafão, concelho de Fafe, também está a consumir mato, encontrando-se no local 19 bombeiros.

Desde a meia-noite a ANPC registou 68 incêndios. No sábado, no total, foram registadas 274 ocorrências para as quais foram mobilizados 4782 operacionais e 1275 veículos.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.
 


 

Sugerir correcção
Comentar