Precauções por causa da Legionella mantêm-se até terça-feira em Vila Franca de Xira

Decisão da autarquia

Foto

A Câmara de Vila Franca de Xira decidiu, sexta-feira à noite, manter pelo menos até terça-feira as medidas de precaução que adoptou há uma semana nas três freguesias da zona sul do concelho afectadas pelo surto de legionella.

Nesse dia, a autarquia volta a reunir a Comissão Municipal de Protecção Civil. Até lá, todos os pavilhões desportivos e piscinas das freguesias do Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria e Vialonga continuarão encerrados. Os sistemas de rega por aspersão e as fontes ornamentais mantêm-se, igualmente, desligados.

O presidente da Câmara de Vila Franca assistiu à conferência de imprensa de sexta-feira em que a Direcção-Geral de Saúde apresentou as primeiras conclusões das investigação em torno da origem deste surto, considerado o mais grave em Portugal e um dos maiores de sempre em todo o Mundo. Alberto Mesquita realça que o director-geral de Saúde foi claro ao afirmar que os cidadãos do concelho podem “retomar todos os hábitos normais” e que reafirmou que “não existe risco de transmissão” da “doença do legionário” entre pessoas, sendo “segura a ingestão de água da rede pública de abastecimento”.

Apesar de o surto estar “na curva descendente de episódios” e de as altas clínicas serem superiores aos novos internamentos, a autarquia decidou continuar a monitorização de todas as acções e medidas preventivas adoptadas e manter os níveis de cloragem da água da rede pública definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Sugerir correcção
Comentar