Português assassinado no centro da comunidade portuguesa de Newark nos EUA

Corpo encontrado num beco, este domingo, dez minutos depois do crime.

Foto
Emigrante morreu com um tiro no peito. Reuters

A morte de um cidadão português, Agostinho Sousa, de 40 anos, domingo de manhã à porta do café, em Newark, Estados Unidos, onde tomava o pequeno-almoço todos os dias, deixou a comunidade portuguesa à procura de respostas.

Na rua onde aconteceu o crime, no bairro do Ironbound, poucos querem dar o nome, mas todos comentam o sucedido, falam em falta de policiamento e no aumento da insegurança.

"Vivo aqui há 37 anos e a situação nunca foi tão má. Roubos, assassinatos, ninguém se sente seguro. Vamos fazer um grande protesto nas próximas semanas porque não podemos deixar que isto continue a acontecer", disse à Lusa José Carlos Rodrigues, um dirigente associativo.

Alguns imigrantes comentam que o crime resultou de um assalto, apenas devido a um telemóvel, outros acreditam que foi algo pessoal, mas ninguém sabe ao certo por que motivo o português foi alvo do tiro no peito que lhe tirou a vida.

O xerife do condado onde fica a cidade, o luso-americano Armando Fontoura, já ofereceu uma recompensa de dez mil dólares (nove mil euros) a quem oferecer informações que conduzam à captura do assassino.

O chefe da polícia da cidade, o também luso-descendente Anthony Campos, disse à imprensa que encoraja "todos os que obtiverem informações para colaborarem com as investigações".

"Vocês têm a minha palavra de honra de que estarão protegidos, de que não importa o status migratório, a lei está aqui para proteger e dar segurança. Precisamos que a comunidade se manifeste e denuncie qualquer situação suspeita", disse Campos.

A polícia encontrou a vítima na manhã de domingo, às 7h15 (12h15 em Lisboa), num beco junto ao número 150 da Rua Walnut. O crime tinha acontecido dez minutos antes.

As autoridades encontraram mais tarde uma carrinha azul que acreditam ser o veículo usado pelo criminoso na fuga, com sinais de que alguém a tinha tentado incendiar.

Sugerir correcção
Comentar