Portugal considerado o mais corrupto da União Europeia

Foto
A nível mundial Portugal mantém o 28º lugar considerando o índice global Paulo Pimenta

Portugal é considerado o país da União Europeia (UE) com mais corrupção, informa o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2001 das Nações Unidas.

De acordo com os dados do relatório, que se reporta ao ano de 1999, Portugal regista uma percentagem de 1,4 crimes relativos a suborno e corrupção, surgindo à frente da França (1,3), Áustria (0,7), Holanda (0,4), Dinamarca (0,3), Finlândia (0,2) e Suécia (0,1), entre outros.O documento não apresenta, porém, dados relativos à corrupção de alguns países, nomeadamente de Itália.No entanto, dos Estados avaliados, Portugal só é superado pelos países de Leste.
A Geórgia, com 21,9 por cento, a Lituânia, com onze, a Polónia, com 5,1, e a Estónia, com 3,8, lideram o grupo de países europeus mais atingidos pela corrupção.
No que diz respeito à tabela da criminalidade, Portugal encontra-se melhor posicionado, já que, apesar das vítimas de crimes serem da ordem dos 15,5 por cento, este valor está longe da Áustria (18,8), Bélgica (21,4), Dinamarca (23), Inglaterra e País de Gales (26,4), Finlândia (19,1), França (21,4), Itália (24,6) e Suécia (24,7).
O número de pessoas atingidas pelos crimes contra o património atinge em Portugal os 7,5 por cento. Este valor coloca-o ligeiramente abaixo da Bélgica (7,7), mas acima da Áustria (3,1) e da Holanda (7,4). Neste tipo de crime, a Itália surge com uma taxa elevada (12,7), o mesmo sucedendo com Inglaterra e País de Gales (12,2).
Nos furtos, Portugal regista uma taxa de 1,1 por cento - menos do que a Itália, com 1,3, e do que a Inglaterra, com 1,2. Nos assaltos, Portugal regista 0,4 por cento, uma das mais baixas taxas da UE e da Europa em geral.
O número de crimes sexuais contabilizado revela-se baixo em Portugal, com 0,2, cifra que o deixa entre os menos preocupantes de uma lista de 20 países do Mundo desenvolvido.
Este estudo é elaborado anualmente por iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e compara as condições e a qualidade de vida das populações, com base no chamado índice de desenvolvimento humano, que inclui a esperança média de vida, a taxa de alfabetização e o bem-estar das pessoas.
O país com melhor índice global é a Noruega, depois de o lugar ter sido ocupado pelo Canadá nos últimos seis anos. A Serra Leoa é o último da lista. Portugal mantém-se na 28ª posição.

Sugerir correcção
Comentar