PJ de Faro procura mãe que fugiu do hospital com o bebé numa mala

PSP e GNR vasculharam até contentores do lixo, mas o recém-nascido, que corre risco de vida, não foi encontrado. A mãe retirou o filho da incubadora, duas horas após o parto.

Foto
MELANIE MAP'S

A Policia Judiciária desencadeou neste domingo uma intensa operação para tentar localizar a mulher que na véspera fugiu do Hospital de Faro com o filho acabado de nascer, em condições de particular fragilidade . O bebé corre perigo de vida. Os investigadores estiveram durante todo o dia nas instalações do hospital a tentar apurar como é possível que a mulher tenha conseguido sair do estabelecimento de saúde com a criança sem ser interceptada.

A mãe, de 28 anos, toxicodependente, pôs-se em fuga com o filho dentro de uma mala, cerca das 8h de sábado, apenas duas horas depois do parto. O bebé, informou entretanto o Hospital de Faro, encontrava-se internado no serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediatria.

Durante este dia de domingo, uma equipa de investigadores da Polícia Judiciária interrogou os funcionários e colaboradores da empresa segurança privada que presta serviço neste estabelecimento de saúde. Os inspectores detiveram-se particularmente nas circunstâncias que terão permitido a saída da mulher, sem levantar suspeitas. Ao mesmo tempo, outra equipa da PJ desencadeou uma operação de investigação e busca da mãe e sobretudo do bebé na zona de Albufeira, onde a jovem mulher vivia.

Como aliás se avisa num cartaz afixado junto à portaria, o Hospital de Faro dispõe de um sistema de videovigilância. No interior, à posta da serviço de Neonatologia, no 5.º piso – prescreve o regulamento interno – deveria estar um funcionário a controlar as entradas e saídas. Os inspectores estiveram a tentar reconstituir o percurso da mulher, que terá retirado o recém-nascido da incubadora onde este se encontrava devido ao seu frágil estado de saúde. Iludindo toda a vigilância, a mulher pôs-se  em fuga. De acordo com a informação prestada ao PÚBLICO por fonte hospitalar, a doente  aproveitou a mudança de turno do pessoal do serviço para concretizar a fuga com o bebé.

Num primeiro momento, as buscas deste domingo foram desencadeada pela PSP e GNR. Numa luta contra o tempo, os policias chegaram a vasculhar os contentores do lixo em redor do hospital, à procura do bebé, sabendo que corre perigo de vida. As forças policiais não tiveram contudo sucesso. Nesta fase, o crime está a ser investigado pela Polícia Judiciária. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários