Quem são os detidos?

António Araújo Empresário de jogadores e do ramo imobiliári António Araújo, de 43 anos, tornou-se relativamente conhecido no mundo futebolístico quando assumiu a presidência do modesto Ermesinde, mas rapidamente o seu nome passou a surgir nos jornais desportivos ligado a diversas contratações de jogadores brasileiros efectuadas pelo FC Porto. Primeiro para a equipa B (Elias, Evaldo, Ferreira e Zé Carlos), mas logo depois também para o plantel principal. Já esta época participou nas aquisições de Rossato e Paulo Assunção (ambos ex-Nacional) e, do Brasil, ajudou a trazer Diego e Leandro, este ainda aguardar por Janeiro para ser inscrito. Terá ainda mediado as transferências dos também brasileiros Éder, para o Benfica, e de Nem e Lima, para o Braga. António Araújo não é agente da FIFA, mas a sua empresa de representação de futebolistas (Onsoccer) tem ultrapassado a situação através do recurso a advogados. Empresário também no ramo imobiliário, ele próprio justificou este mês à "Dez" (revista que acompanha o jornal "Record" ao sábado) a relação privilegiada que tem com o FC Porto com o facto de "ser amigo" de Reinado Teles e de ter uma boa relação com a administração da SAD do portista. Na altura, confirmou mesmo deter uma empresa, desde 1998, em que Reinaldo Teles também é sócio. "Chama-se Teles, Araújo e Tiago, Lda., e funciona na área do imobiliário. Trabalhamos com a venda de habitação, apartamentos e moradias", afirmou então

Augusto Duarte Árbitro e funcionário público Filho do ex-árbitro Azevedo Duarte, que também foi ouvido na primeira fase do processo "Apito Dourado", Augusto Duarte iniciou-se como juiz de futebol em 1984/85. Em 1994/95, subiu à primeira categoria, foi posteriormente despromovido, mas regressou em 1999/00. Este funcionário público, de 38 anos, já leva 91 jogos na SuperLiga e 112 na Liga de Honra. Estava nomeado para o Académica-Sporting, que se disputa em Coimbra, no domingo. O último jogo que dirigiu da SuperLiga foi o Beira-Mar-Belenenses (3-3). Esta temporada, esteve presente no Estádio do Dragão no empate (2-2) que o Estoril conseguiu frente ao FC Porto.

Jacinto Paixão Árbitro despromovido na última época Representa o Conselho Regional de Évora, é árbitro desde 1988/89 e chegou à primeira categoria em 1996/97, tendo sido despromovido na última época. O presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora, Vítor Tomás, ficou surpreendido com a sua detenção e considera-o "uma pessoa honesta, até prova em contrário". Paixão teve a colaboração, em vários jogos, dos dois árbitros auxiliares que ontem foram igualmente detidos, Manuel Quadrado e José Chilrito, ambos igualmente de Évora.

Pinto da Costa "já combinou com a Judiciária" quando vai prestar declarações

Foto
Pinto da Costa está em parte incerta Rui Gaudêncio/PÚBLICO

Jorge Nuno Pinto da Costa poderá ser ouvido ainda hoje pela juíza de instrução Ana Cláudia Nogueira, no âmbito do processo de corrupção no fenómeno desportivo em que alegadamente está envolvido e que ontem levou à detenção de quatro árbitros e um empresário. A companheira do presidente portista afirma que Pinto da Costa “já combinou com a Judiciária” quando vai prestar declarações.

Em declarações ao “Jornal de Notícias”, Carolina Salgado garante que Pinto da Costa tem tudo acertado com os agentes da Polícia Judiciária, sem, no entanto, referir quando e onde o inquérito vai ter lugar. A actual localização do presidente do FC Porto é também uma incógnita.

A juíza Ana Cláudia Nogueira já está a ouvir, em Gondomar, os árbitros Jacinto Paixão, Manuel Quadrado e José Chilrito e o empresário António Araújo, ontem detidos. Logo que seja localizado, Pinto da Costa deverá ser também conduzido ao Tribunal de Gondomar para prestar declarações, naquela que parece ser a segunda fase do caso “Apito Dourado”, que foi desencadeado em Abril. Ontem, o advogado do presidente do FC Porto contactou a juíza comprometendo-se a acompanhar o seu cliente ao tribunal.

Para já, ainda não é possível saber se todos os interrogatórios vão ficar concluídos hoje, o que significa que, caso Pinto da Costa seja localizado e levado até ao Tribunal de Gondomar, poderá passar o fim-de-semana detido nas instalações da Polícia Judiciária até que a juíza retome as inquirições na segunda-feira e defina as respectivas medidas de coacção.

O presidente do FC Porto tem hoje agendada uma entrevista no Primeiro Jornal da SIC para falar sobre a sua autobiografia, que vai ser lançada amanhã. Ainda não se sabe se Pinto da Costa vai entrar nos estúdios de televisão antes de se dirigir às autoridades.

Sugerir correcção
Comentar