Pais pedem retirada de carne de vaca das cantinas escolares

Foto
: A CONFAP quer também o acompanhamento de um nutricionista para garantir a qualidade alimentar nas cantinas das escolas DR

A Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) vai solicitar hoje ao Ministério da Educação a retirada da carne de vaca da ementa das escolas portuguesas. Aquela entidade pede ainda uma inspecção sanitária contínua e o acompanhamento de nutricionistas nas escolas.

"É uma medida cautelar porque o consumo de carne bovina é um caso de saúde pública e a alimentação é um factor importante no sucesso escolar", disse ao PUBLICO.PT o presidente da CONFAP, João Matos da Cruz, que sugere a substituição do alimento em causa por outro."Só ficamos descansados quando houver clarificação deste caso", afirmou o presidente da CONFAP. Para os pais, o rápido esclarecimento da questão será benéfico também para os produtores e comerciantes.
A CONFAP pede ainda uma inspecção sanitária contínua às escolas e a elaboração de documentos sobre a qualidade e equilíbrio alimentares. "Temos conhecimento de que muitas cantinas são fornecidas por empresas e existe despreocupação sobre aquilo que é consumido", garantiu Matos da Cruz .
Outro dos pedidos prende-se com o acompanhamento de um nutricionista "pelo menos a nível de cada concelho, uma vez que não é possível ter um em cada escola", defende o responsável.
A decisão foi tomada sábado em reunião do Conselho Executivo da CONFAP e surge na sequência de posições semelhantes assumidas pelas Federações Regionais. O pedido vai ser enviado ainda hoje ao Ministro da Educação, Ministra da Saúde, Ministro da Agricultura e Pescas, Associação Nacional de Municípios e Direcção Geral de Controlo e Fiscalização da Qualidade.

Sugerir correcção
Comentar