Nuvens, aguaceiros e agitação marítima marcam Carnaval

Ondas podem chegar aos nove metros em algumas zonas do país, pelo que há sete distritos com aviso vermelho. Aguaceiros vão sentir-se sobretudo de tarde.

Foto
Os festejos de Carnaval vão ser molhados DR

As nuvens, os aguaceiros e a forte agitação marítima, que obrigou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar sete distritos do continente sob aviso vermelho, vão marcar o arranque da semana e afectar também a terça-feira de Carnaval.

Sete distritos do continente estão nesta segunda-feira sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com sete a nove metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso vermelho (situação meteorológica de risco extremo) entre as 12h desta segunda-feira e a meia-noite de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros de altura.

O IPMA colocou também os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre as 15h e as 12h de terça-feira.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Évora estão previstos 14 graus Celsius e 12 no Porto. Viana do Castelo, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Beja vão chegar aos 13, Viseu e Bragança ficarão pelos 9, Guarda pelos 5 e Faro pelos 17. Já Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada terão máximas de 17 e o Funchal de 20.

O instituto prevê para esta segunda-feira, nas regiões do norte e centro do continente, céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que poderão ser de granizo e de neve acima de 800/1000 metros de altitude. As previsões apontam também para a existência de vento moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora, e forte com rajadas da ordem de 95 quilómetros/hora nas terras altas, além de uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior e pequena descida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Alentejo, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

Nuvens e aguaceiros na terça-feira
Na terça-feira o Carnaval vai continuar a coberto por nuvens um pouco por todo o país, com previsões de céu nublado e tendência para aguaceiro sobretudo no norte e da parte da tarde. Quanto a temperaturas, as máximas vão chegar aos seis graus na Guarda, dez em Bragança, Vila Real e Viseu, onze em Portalegre, 12 em Braga e Porto, 13 em Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e Castelo Branco, 14 em Lisboa e Beja, 15 em Évora e 18 em Faro. Já Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada terão máximas de 17 e o Funchal de 19.

Ainda em termos de avisos, também na Madeira foi accionada a cor laranja por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura entre as 21h as 4h de terça-feira. Este aviso já levou a capitania do porto do Funchal a emitir um "aviso de agitação marítima forte" para o arquipélago a vigorar até às 18h horas de segunda-feira. A capitania recomenda, por isso, que na costa norte "os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Bragança, Viseu Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 95 quilómetros/hora nas terras altas. Este aviso vai estar em vigor entre as 5h desta segunda-feira e as 0h de terça-feira.

Sugerir correcção
Comentar