Nova ambulância no Algarve para transportar recém-nascidos e doentes pediátricos

Foto
Seis das nove ambulâncias serão operadas pelo INEM e três por bombeiros. Nelson Garrido (arquivo)

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro Hospitalar do Algarve (CHA) vão dispor a partir de segunda-feira de uma ambulância de transporte inter-hospitalar pediátrico (TIP) para operar na região algarvia.

A nova unidade tem como objectivo "reforçar a capacidade de resposta na área do doente crítico pediátrico e neonatal" e o "transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde", referiu o INEM, num comunicado divulgado neste domingo.

"A nova ambulância TIP do INEM vai funcionar com equipas médicas do CHA, sendo o seu accionamento efectuado pelos Médicos das Unidades Hospitalares que necessitem deste serviço ou pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM".

"Trata-se de um meio altamente diferenciado, com capacidade de prestação de cuidados na área do Suporte Avançado de Vida", lê-se ainda no comunicado.

Em Portugal, existem actualmente três ambulâncias TIP, uma em Lisboa, outra em Coimbra e a terceira no Porto. Cada uma delas dispõe de um médico, um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência.

No ano passado, o INEM registou 1.289 intervenções de ambulâncias TIP, com o veículo de Lisboa a somar 587 acções, enquanto a do Porto registou 507 e a de Coimbra teve 195 missões.

A ambulância de configuração TIP está equipada com todo o material necessário à estabilização de doentes críticos dos zero aos 18 anos de idade, "permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento", acrescenta o INEM.

Sugerir correcção
Comentar