Morreu o cirurgião plástico Francisco Campos

Médico de 64 anos era também conhecido por ter feito várias intervenções estéticas a figuras públicas.

O médico Francisco Campos, especialista em cirurgia plástica, morreu nesta terça-feira no Hospital de Santo António, no Porto, na sequência de um cancro do pulmão diagnosticado em 2009.

O clínico de 64 anos explicou em 2010 que descobriu o tumor por mero acaso, quando uma dor nas costas o levou a fazer uma ressonância magnética em 2009. Seguiram-se vários meses de quimioterapia, de radioterapia e de uma cirurgia para remover a glândula supra-renal e Francisco Campos garantia numa entrevista que estava curado.

“Estou sem sinal de doença, o que não é comum. Em oito meses isto foi-se embora. Julgo que não voltará atrás, porque o cancro de pulmão dá sinais precoces de invasão de outros órgãos... e não há absolutamente nada. Portanto, aquilo que se pretende fazer do cancro, hoje em dia, é torná-lo uma doença crónica. Não sei se vou entrar nesse grupo dos doentes crónicos mas, para já, há ausência total da doença. E não creio que ela volte a aparecer”, dizia em 2010 numa entrevista à revista Lux.

Contudo, o cirurgião plástico conhecido pelos tratamentos estéticos que fez a vários famosos teve uma recaída e acabou por morrer no Hospital de Santo António, onde estava internado em estado crítico na unidade de cuidados intensivos, adianta a agência Lusa. No seu site, o clínico descrevia-se como "médico e especialista em cirurgia plástica, reconstrutiva e estética, membro do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos desde Junho de 1988, com a Cédula Profissional nº. 15498", e referia ainda os estágios que fez ao longo de oito anos "na Universidade de Witwatersrand, África do Sul, na Universidade de Louisville, Estados Unidos da América, Departamento de Cirurgia Plástica da Universidade de Viena, Áustria, e no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, Rio de Janeiro, Brasil".


Em 2008, e por convite do Governo angolano na pessoa do seu ministro da Saúde, criou e formou o primeiro Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Estética de Angola, em Luanda, refere também a Lusa.

O último acto público em que Francisco Campos marcou presença foi em Abril, precisamente para falar numa nova técnica cirúrgica que utilizou numa cirurgia de definição dos abdominais do actor José Carlos Pereira.

Sugerir correcção
Comentar