Ministério da Saúde injecta 425,6 milhões de euros em 19 hospitais-empresa

Operação já estava prevista e visa tirar aquelas unidades do estado de falência técnica.

O Ministério da Saúde (MS) anunciou que, tal como previsto, se realiza nesta quarta-feira o aumento de capital de 425,6 milhões de euros em 19 hospitais-empresa, por conversão de dívidas em capital.

Esta operação, que visa tirar aquelas unidades do estado de falência técnica, levará a um perdão de juros de 25 milhões de euros anuais, segundo nota publicada no Portal da Saúde.

Através do mesmo meio, o MS informa que a injecção dos 425,6 milhões de euros “visa melhorar a situação líquida dos hospitais, vai contribuir para regularizar a dívida dos mesmos e insere-se nas medidas de reforma hospitalar com vista à sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

Aponta como exemplo o Centro Hospitalar de Setúbal, esta quarta-feira visitado pelo ministro da Saúde, que, especifica, “terá um aumento de capital de 73 milhões de euros e, consequentemente, uma redução de cinco milhões de euros em juros, o que lhe permitirá atingir o equilíbrio, em termos de resultados líquidos”.

Isto “não acontecia há dez anos”, sublinha o MS, que acrescenta que, “assim, aliviando o peso da dívida”, alguns hospitais-empresa “conseguirão alcançar situações de evolução positiva significativa”.
 
 

Sugerir correcção
Comentar