Milhares de professores em manifestação e promessa de "grande greve" na segunda-feira

Mário Nogueira diz que a única forma de desmarcar greve é haver recuo do Governo.

Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso

Estão revoltados e tristes. Contestam medidas concretas que o Governo quer impor, como a mobilidade especial ou o aumento do horário de trabalho. E sentem que a sua profissão está a ser vítima de um ataque e de falta de respeito. Foi com este sentimento que milhares de professores se manifestaram neste sábado em Lisboa, na antecâmara de uma “grande greve” na segunda-feira, primeiro dia de exames do secundário.

“Os professores deram expressão ao descontentamento em relação a políticas que são inaceitáveis”, resumiu João Dias da Silva, dirigente da Federação Nacional de Educação (FNE), falando de uma “grande manifestação de professores”: “No mínimo 50 mil pessoas”, estimou este dirigente sindical.

Mário Nogueira, líder da Fenprof, defendeu mesmo que esta manifestação está “ao nível das maiores e a maiores tiveram 100 mil pessoas”. A polícia não quis dar estimativas.

Com um sentimento comum de indignação perante as propostas do Governo, os professores marcharam nas ruas de Lisboa e preparam a greve de segunda-feira. Mário Nogueira disse que espera uma “grande greve” no dia de exame de Português do 12.º ano e Dias da Silva prevê uma “fortíssima adesão”, com base nos contactos que tem feito com professores e estruturas sindicais. “Milhares de alunos” não poderão realizar as provas, estimou Dias da Silva.

Num discurso final, em que pediu mais uma vez a demissão do Governo, Mário Nogueira apelou aos professores para não se atemorizarem. “Segunda-feira todos na greve. Que os professores não aceitem substituir ninguém e que os directores não sejam paus mandados para fazer tudo. Fraquejar agora seria fatal”, disse o líder da Fenprof.

No meio da multidão – que parecia menor do que na última manifestação de professores –, Cristina Cruz, professora de Português e História, empunhava um cartaz a representar 35 alunos fechados numa jaula. Foi a sua forma de criticar o aumento do número de alunos por turma.

Na segunda-feira, Cristina vai à sua escola em Baião, mas fará greve ao serviço de exames. Diz que o debate sobre se os professores devem ou não fazer greve em dia de exames é “injustificado”, porque, diz, está a lutar por si e pelos alunos.

Leonel Santos, professor há 35 anos, também tem vontade de fazer greve, mas só vai decidir no próprio dia. Sente que os colegas têm grande vontade de aderir à paralisação: “De uma forma geral, os professores estão com vontade de fazer greve mas nota-se que os contratados estão com medo”, disse ao PÚBLICO este professor de Educação Visual e Tecnológica.

Apelos ao entendimento e críticas ao Governo
Em dia de manifestação, o braço de ferro entre professores e Governo está também a marcar a agenda política. Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do PSD, fez um apelo "a que seja possível nas próximas 48 horas encontrar uma solução".

“Não estou a pedir que os professores prescindam da defesa dos seus interesses e das suas lutas, mas espero que essa defesa não ponha em causa as legítimas expectativas e o direito dos alunos realizarem os seus exames”, acrescentou, citado pela Lusa, admitindo ter “esperança” que sindicatos e Governo cheguem a um consenso no fim-de-semana.

Já o líder do PS, António José Seguro, criticou o Governo por não ter alterado o exame de Português para dia 20. "Os professores ofereceram uma solução - a realização dos exames no dia 20 – e o Governo recusou. Eu considero que o Governo é responsável por esta situação”, disse o secretário-geral socialista, em Paris, considerando "errado” o Governo ter rejeitado essa proposta, porque permitiria “que os alunos pudessem realizar os seus exames tranquilamente, como deve ser num Estado de Direito”.

Depois de mais uma ronda negocial com o Governo na sexta-feira, ficou tudo na mesma. Nem os sindicatos desconvocaram a greve, nem o Governo alterou a data do exame.

Mário Nogueira repetiu que a única forma de a greve de segunda-feira ser desconvocada é o Governo recuar em três matérias: a mobilidade especial dos professores (que prevê a desvinculação de quem ficar 12 meses sem colocação), a mobilidade interna no sistema de educação (possibilidade de serem colocados a quilómetros de distância) e aumento do horário de trabalho (de 35 para 40 horas semanais).

O líder da Fenprof acusou ainda o ministro Nuno Crato de ser o responsável se algum aluno não puder fazer exame de Português na segunda-feira e disse que o ministro da Educação “deve ser colocado em tribunal” pelas famílias, porque é o responsável, por não ter mudado a data do exame - entretanto, a Confederação Independente de Pais pediu a suspensão imediata dos exames.

Dias da Silva, por sua vez, disse que desde sexta-feira à noite não houve mais contactos com o Governo, mas continua a afirmar-se disponível para o diálogo: "Fomos sempre a jogo na negociação."

Sugerir correcção
Comentar