Marinha alerta para agravamento do estado do mar durante o fim-de-semana

Foto
Adriano Miranda

A Marinha Portuguesa alertou nesta sexta-feira, num comunicado divulgado no seu site, para o agravamento do estado do mar durante o fim-de-semana, que deverá manter-se até meio da próxima semana.

“A Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento escrupuloso de todos os procedimentos e regras de segurança no mar”, pode ler-se na nota divulgada.

De acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se o agravamento do estado do mar, que afectará principalmente a costa Oeste de Portugal continental, com ondas que podem chegar aos oito metros de altura. Segundo a Marinha, o agravamento do estado do mar “será gradual durante todo o fim-de-semana e até meio da próxima semana, atingindo o seu máximo na segunda-feira, dia 6 de Janeiro”.

Oito barras marítimas estão fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página de Internet da Marinha Portuguesa. A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar. Pela mesma razão, as barras de Viana do Castelo e de Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e a 35 metros, respectivamente.
 

Sugerir correcção
Comentar