Manifestações em Lisboa e Gaia contra transmissão de touradas na RTP

"Gente bem formada não vê touradas", gritou-se no protesto.

Foto
O grupo de trabalho foi criado em Agosto pelo Governo para a definição do serviço público de comunicação social Pedro Cunha/Arquivo

Dezenas de pessoas participam nesta quinta-feira à noite em manifestações em frente às instalações da RTP em Lisboa e em Vila Nova de Gaia, contra a transmissão televisiva de touradas e em defesa dos animais.

A iniciativa, que partiu dos grupos Anti-Tourada, Acção Directa, actiVismo e Lisboa Anti-tauromaquia, sob o lema "Pelos touros, pelos cavalos, pela protecção da sensibilidade das crianças, pela dignidade e respeito por todos os portugueses", conseguiu reunir cerca de meia centena de pessoas em frente ao edifício da RTP de Lisboa e várias dezenas em Vila Nova de Gaia. A acção contou ainda com a apoio da associação Animal e com a presença de representantes do  PAN – Pessoas Animais Natureza.

"Gente bem formada não vê touradas" foi uma das frases ditas aos megafones pelos manifestantes que estavam em frente à sede da RTP, em Lisboa. Muitos destes manifestantes já tinham estado em frente ao Campo Grande, onde às 22h começou um evento tauromáquico transmitido pela RTP.

Em Vila nova de Gaia, a manifestação foi silenciosa e a razão dos protestos era conhecida apenas pelos cartazes empunhados pelos manifestantes.

"Não é admissível que uma estação pública continue a transmitir este tipo de programas. As touradas já não fazem sentido por si e muito menos sentido faz serem transmitidas. A agravar a situação está o horário escolhido para a transmissão, quando as crianças ainda estão acordadas", criticou Diana Vianez, da comissão política nacional do PAN, em declarações à Lusa. Diana Vianez disse ainda que a opção não pode estar relaccionada com as audiências, uma vez que, alegou, "as audiências são baixíssimas".

Em Lisboa, o discurso repete-se: "Esta é uma manifestação contra um acto pouco civilizado que infringe um sofrimento enorme a animais e que é doentio. Numa sociedade progressista, os animais não devem ser usados de qualquer forma e o Estado não deve este tipo de espectáculo", disse à Lusa André Azevedo, da comissão política nacional do PAN.

André Azevedo e Diana Vianez disseram ainda que a maioria das queixas que o Provedor da RTP já recebeu dizem respeito a touradas – "cerca de 15 mil queixas" – e que o Comité de Direitos das Crianças da ONU já veio dizer que Portugal devia alterar a legislação para que as crianças não pudessem assistir nem participar nestes espectáculos.

Este ano, o PAN apresentou no Parlamento três projectos de lei com vista a proibir a RTP de transmitir touradas, impedir o financiamento público e proibir menores de 18 anos de participar no espectáculo. "Foram todas chumbadas", recordou Diana Vianez, acrescentando que o partido, com apenas um deputado eleito, decidiu optar por mobilizar a opinião pública para esta causa.

Esta notícia da Agência Lusa, que por erro dizia que a iniciativa tinha partido do PAN, foi corrigida a 26 de Agosto pelas 12h50.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários