Helicóptero do INEM continua em Mirandela

Decisão do Tribunal Central Administrativo do Norte impede transferência de helicóptero de emergência médica para Vila Real.

Foto
O helicóptero do INEM no Nordeste Transmontano tem estado no centro de uma disputa judicial Rui Gaudêncio

Ainda não é uma decisão definitiva, mas pode dizer-se que é mais uma vitória para os autarcas do distrito de Bragança. O helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros vai manter-se no local, porque o Tribunal Central Administrativo do Norte não admitiu o recurso interposto pelo Ministério Público — que pretendia contestar a mais recente decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Mirandela.

Este último tribunal deferiu em Janeiro a providência cautelar interposta pelos autarcas do distrito de Bragança para impedirem a transferência do helicóptero para Vila Real. A informação foi adiantada nesta terça-feira pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Em Agosto do ano passado, os municípios do distrito de Bragança interpuseram uma providência cautelar para impedir a transferência do helicóptero de Macedo de Cavaleiros para Vila Real, como pretendiam o Ministério da Saúde e o INEM. Em Setembro, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela deu luz verde ao “decretamento provisório” da acção cautelar, impedindo a retirada do helicóptero, e, em Janeiro, deferiu a providência cautelar. O Ministério Público recorreu, mas o recurso foi agora indeferido.

A decisão não é ainda definitiva, porque falta julgar a acção principal que está a ser analisada no mesmo tribunal, mas obriga à permanência do helicóptero até ao veredicto final, o que pode demorar anos.

O meio de socorro foi colocado no Nordeste Transmontano como contrapartida pelo encerramento do atendimento nocturno na maior parte dos centros de saúde da região, num acordo firmado em 2007 entre os autarcas do distrito de Bragança e o Ministério da Saúde.

Os autarcas alegam que o distrito é que o está mais afastado dos hospitais, mesmo com a nova rede de estradas, e que o helicóptero do INEM faz mais de duas dezenas de emergências por mês, em média.

 

 

Sugerir correcção
Comentar