Acidente em laboratório da Universidade do Minho sem feridos

Curto-circuito esta madrugada foi descrito como "explosão" pelos bombeiros. A dúvida é saber se houve consequências para experiências em curso.

Foto
Universidade do Minho em Braga: explosão sem feridos Hugo Delgado

Um acidente devido a curto-circuito danificou um laboratório da Escola de Ciências da Universidade do Minho em Braga, na madrugada deste sábado, sem provocar vítimas. A pró-reitora da universidade, Felisbela Lopes disse ao PÚBLICO ter-se tratado apenas de um curto-circuito. Os danos ficaram circunscritos a um pequeno laboratório de 20 metros quadrados e um quarto contíguo.

Durante a manhã, os Bombeiros Sapadores de Braga tinham descrito o acidente como uma explosão. "Houve uma explosão e o material que foi projectado chegou todo a uma sala", disse um elemento dos bombeiros. "Houve um incêndio mas já está controlado." Ainda segundo os bombeiros, o acidente teria envolvido substâncias perigosas que se encontravam num frigorífico.

O alerta, que chegou aos bombeiros às 5h23, foi dado pelos seguranças do edifício, disse Felisbela Lopes. A escola está "num grande edifício de vários pisos", descreve a pró-reitora. "Cada piso, tem vários laboratórios. Num desses laboratórios, houve um curto-circuito." Felisbela Lopes acredita que o acidente foi descrito como "explosão" pelo facto de no laboratório químico se encontrarem reagentes.

A principal preocupação na Escola de Ciências agora é saber se o acidente provocou danos nas investigações em curso naquela sala, que acolhe um dos laboratórios. "Não sabemos se estamos perante um caso que afecta substancialmente as experiências que decorrem" no laboratório, disse a pró-reitora da universidade.

 
 

Sugerir correcção
Comentar