Espanhol referenciado por tráfico de droga baleado em Cerveira

Incidente aconteceu segunda-feira à noite junto a uma margem do rio Minho.

Foto
No rio Minho, ainda há trutas migradoras Público/ Arquivo

Um espanhol foi atingido por várias balas, cerca das 21h30 de segunda-feira, na praia fluvial da Lenta, em Vila Nova de Cerveira, confirmou ao PÚBLICO fonte da GNR. Segundo a Polícia Judiciária (PJ) de Braga, que também esteve no local, o homem foi atingido numa perna, tendo sido transportado por um amigo para uma unidade de saúde em Tui, na Galiza.

“Formos alertados, mas quando a patrulha chegou ao local já não havia lá nada a não ser um carro que presumimos que seja da vítima e vestígios de sangue”, disse o tenente-coronel Borlindo Rocha, do Destacamento de Viana do Castelo, à qual pertence a área de Cerveira.

A GNR adianta que o espanhol terá sido atingido por seis balas, mas as autoridades de saúde galegas transmitiram à PJ que terão sido quatro os tiros que acertaram na vítima.

O tenente-coronel Borlindo Rocha afirmou ao PÚBLICO que, de acordo com a informação que a GNR recolheu das autoridades espanholas junto do Centro de Cooperação Policial de Tui, a vítima está referenciada por tráfico de droga.

A PJ também suspeita que o incidente estará relacionado com tráfico de estupefacientes, nomeadamente pelo desinteresse da vítima em relatar o sucedido às autoridades. “Falámos com o senhor esta manhã pelo telefone e ele disse-nos que ia ter alta, mas não se mostrou muito interessado em conversar connosco”, explicou fonte da PJ de Braga.

Segundo a GNR, que inquiriu ontem algumas testemunhas, o alegado agressor terá escapado num carro de cor preta pela ponte internacional de Cerveira a caminho de Espanha. Enquanto isso, a vítima foi deixada em Tui por um automóvel de cor vermelha e mais tarde transferido para o hospital de Vigo, onde terá tido alta esta manhã.

A PJ realizou uma inspecção ao carro da vítima, não tendo encontrado indícios relevantes para o esclarecimento do caso. A viatura foi entretanto entregue a um irmão do cidadão ferido.

Sugerir correcção
Comentar