Douro vai galgar margens pelas 20h, avisa Câmara do Porto

Equipas da Protecção Civil estão a avisar população e donos de estabelecimentos comerciais, disponibilizando meios para retirarem e guardarem alguns pertences.

Foto
Nelson Garrido

A Câmara do Porto prevê que, face ao agravamento das condições meteorológicas, o Douro galgue as margens nas zonas ribeirinhas do Porto e de Gaia a partir das 20h00, estando previsto que em Miragaia suba um metro acima das soleiras das portas.

"Temos a certeza que a água vai galgar as margens e poderá acontecer a partir das 20h00, com agravamento a partir das 23h00 até às 3h00", afirmou fonte oficial da autarquia no final de uma reunião com as autoridades da Protecção Civil, a Câmara de Gaia e capitania do Douro. Na zona de Miragaia a água poderá subir até um metro acima da soleira das portas, pelo que as autoridades apelam aos moradores para que protejam as habitações e retirem os veículos que se encontrem ali estacionados.

No local estão já várias equipas da Protecção Civil do município a avisar a população e os donos de estabelecimentos comerciais, disponibilizando também meios para retirarem e guardarem alguns pertences num espaço preparado para o efeito na Alfândega do Porto. O parque da Alfândega está igualmente disponível para receber os automóveis dos moradores de Miragaia. A autarquia irá proceder ao reboque dos veículos que não forem dali retirados.

A forte agitação marítima irá também obrigar ao corte da Avenida D. Carlos. A Câmara do Porto reitera que a situação "não é de alarme mas de alerta e prevenção", recordando que a última situação de risco de cheia foi em 2013, alture em que o rio não chegou a galgar as margens. Os serviços municipais aconselham a população das zonas ribeirinhas a estar atentas às informações da Protecção Civil e da própria câmara. Este domingo à tarde o rio Douro galgou já as margens nas freguesias de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia. O centro histórico e o Cais de Gaia serão os locais mais afectados pela prevista subida das águas desta noite, disse o presidente da câmara, que apela ainda aos não moradores que não se desloquem aos locais de risco, para não dificultarem as operações.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro tinha já alertado para a possibilidade de inundações nas zonas ribeirinhas do Porto e de Gaia, devido à conjugação do mau tempo com a preia-mar.

"As condições de preia-mar de marés vivas, com ondulação do quadrante Oeste de quatro a cinco metros de altura, retarda os caudais de escoamento no troço do rio Douro da foz a Crestuma, podendo agravar as necessidades de descarga da albufeira de Crestuma, com possível inundação na ribeira do Porto/Gaia, de Miragaia e Alfândega, situação que será acompanhada", dizia um comunicado emitido ao início da tarde por este organismo. "A situação hidrológica que se prevê nas próximas seis horas, associada a solos já saturados (...), conjugam a probabilidade de redução do escoamento superficial e/ou subsuperficial, daí resultando grandes possibilidades de inundações rápidas e de alterações de caudais em albufeiras já anteriormente sujeitas às descargas de compensação do rio Douro, o que pode provocar inundações nas zonas mais baixas - tradicionalmente mais susceptíveis a inundações - da área de Amarante e do Peso da Régua".

As previsões iniciais da Câmara do Porto referiam que o pico do aumento do caudal do rio só ocorreria na madrugada de segunda-feira, mas a autarquia acabou de rever os seus cálculos, estimando agora que isso possa acontecer ainda durante o final deste dia de domingo.

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar