Dezoito das 52 crianças com intoxicação alimentar ficaram internadas em Coimbra

Dezoito crianças que sofreram nesta sexta-feira uma intoxicação alimentar em Castanheira de Pera vão ficar internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), disse à agência Lusa fonte oficial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

De acordo com a mesma fonte, deram entrada no Hospital Pediátrico de Coimbra 44 crianças e 33 delas já foram avaliadas.

Vinte e uma destas trinta e três crianças, com idades entre os seis e os 10 anos, são do sexo masculino e 12 do sexo feminino.

“Dezoito vão ficar internadas”, disse à Lusa a mesma fonte, salientando que as restantes permanecerão “em observação”.

Um grupo de 52 crianças e os seus três monitores sofreram hoje uma intoxicação alimentar em Castanheira de Pera.

O grupo deslocou-se àquela vila do norte do distrito de Leiria para usufruir da Praia das Rocas.

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já afastaram qualquer responsabilidade do complexo da praia das Rocas no acontecimento.

Também da Câmara de Penedono, o presidente da autarquia local, Carlos Esteves, disse que estas crianças estavam integradas nas actividades de férias do município, no programa “Férias Animadas”.

A comida que as crianças consumiram – e que terá estado na origem deste acontecimento – foi confeccionada na cantina municipal, hoje de manhã, pela habitual funcionária, disse Carlos Esteves à Lusa.

O autarca, contudo, não tinha conhecimento da composição da ementa utilizada para este dia de actividades de férias das crianças.

Carlos Esteves garantiu que abrirá um inquérito para apurar responsabilidades, ressalvando que a sua preocupação "é com a saúde das crianças e dos funcionários".

Além destas crianças, há ainda três adultos em observação no CHUC.

 

Sugerir correcção
Comentar