Detidos suspeitos de duas dezenas de roubos a surfistas em Peniche

Foto

A GNR das Caldas da Rainha deteve nesta quarta-feira em Peniche três jovens, por suspeitas de serem os autores de duas dezenas de roubos a surfistas no Verão passado, nas praias daquele concelho, disse fonte da guarda.

A mesma fonte explicou à agência Lusa que o grupo escolhia como alvos cidadãos estrangeiros ligados à prática do surf.

Quando as vítimas se dirigiam a pé, durante noite na via pública, dos bares localizados junto às praias para as casas ou hotéis onde se encontravam alojados, "provocavam-nos e depois exerciam violência física" sobre os mesmos, com o intuito de se apoderarem de bens que traziam consigo, explicou a fonte.

Os suspeitos, um de 17 e dois de 19 anos, estão ainda referenciados por furtos em interior de residências ou de veículos das vítimas que escolhiam como alvo, quando estas se encontravam ausentes.

As detenções decorreram na cidade de Peniche, no âmbito do cumprimento do mandado de buscas domiciliárias, que contaram também com a participação da PSP.

Durante as buscas às residências dos detidos, refere um comunicado da GNR, foram apreendidos diversos artigos, entre os quais uma câmara de vídeo subaquática, vários fatos de surf e ‘bodyboard’, um cachimbo de água, uma espingarda de pesca submarina, televisões, mochilas, telemóveis, peças de vestuário de marca.

Alguns dos objectos foram furtados em Uutubro de 2013, durante a realização em Peniche da única etapa do campeonato mundial de surf em Portugal, refere o comunicado divulgado hoje pela GNR.

Nos últimos anos, durante a etapa do mundial em Peniche, a GNR tem efectuado acções de sensibilização dirigidas aos turistas e surfistas, sobre os cuidados a terem contra furtos, dentro e fora de viaturas, antes e durante a prova, altura em que ocorrem às praias daquele concelho milhares de turistas para assistirem ao evento.

A GNR aplicou ainda três contra-ordenações aos suspeitos por detenção e falta de autorização de espécie em cativeiro.

Os suspeitos foram constituídos arguidos, mas, segundo a mesma fonte, ainda não vão ser presentes a tribunal, uma vez que ainda decorrem investigações.

 

Sugerir correcção
Comentar