Cristo-Rei: milhares de fiéis para ver imagem de Nossa Senhora de Fátima

Foto
As comemorações do 50º aniversário do Cristo-Rei juntaram milhares de pessoas Enric Vives-Rubio

Milhares de fiéis juntaram-se esta tarde no Cristo Rei, em Almada, para ver a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que terminou aí a peregrinação iniciada ontem, para comemorar os 50 anos do Santuário.

Ana Paula Cruz, 48 anos, carregou, durante toda a procissão em Almada - ontem de Cacilhas ao centro da cidade e hoje daí ao Santuário do Cristo Rei -, uma imagem da Nossa Senhora de Fátima, réplica da que veio encerrar as celebrações do centenário. "Não sei quanto pesa. Sei que, por ela, a Nossa Senhora deu-me forças para chegar até aqui e cumprir a minha promessa. Custou-me muito, pensei que não chegava", conta.

A imagem que traz nos braços, afirma, "correu mundo": "É uma imagem muito especial, igual à que está em Fátima, e já andou pelo mundo. Esteve em Roma e chegou a ser abençoada pelo Papa João Paulo II", diz.

Para Ana Paula, "momentos como este são importantes pela oportunidade de reflexão", porque "as pessoas pensam pouco e só pedem ajuda quando estão aflitas". "O mundo olha muito apenas para o seu umbigo. Vim aqui hoje pedir para que haja menos egoísmo e menos cinismo", afirma.

"Milhares de fiéis"

Sem querer, até agora, avançar com números, a organização afirmou à Lusa que o evento contou com a participação de "milhares de fiéis", que, apesar do calor, chegaram mais cedo e esperaram o sol, "para garantir um bom lugar".

Albertina Martins, 67 anos, esteve na inauguração do Santuário do Cristo Rei e veio hoje, como há 50 anos, a pé, para rezar. "Adorei todas as procissões. Emocionei-me muito. Nunca mais vou voltar a ver uma coisa destas", afirma. "Mas estou ao sol desde as 11h da manhã. Não há direito", indigna-se: "Vim inaugurar isto, o meu pai forneceu a pedra e a areia para erguer o monumento", argumenta. "Pelo menos a uma cadeirinha à sombra eu devia ter direito", termina.

José Canedo, 78 anos, é, desde que se lembra, "devoto de Nossa Senhora de Fátima", e veio hoje para pedir saúde, paz e tranquilidade para todos", afirma, "sublinhando que a visita da Virgem a Almada o deixou muito sensibilizado".

A última procissão das celebrações do cinquentenário - que partiu hoje, às 13h30, da igreja paroquial de Almada, tenho chegado ao Santuário pouco depois das 15h - foi presidida pelo Bispo da diocese de Setúbal, D. Gilberto.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu, pelas 16h, da igreja do Santuário do Cristo Rei para o altar da última missa, presidida pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, representante do Vaticano nas comemorações.

Sugerir correcção
Comentar