Corpos dos três pescadores mortos no naufrágio em Espanha vão ser trasladados hoje

Foto

Os corpos dos três pescadores que morreram no naufrágio do arrastão "Mar Nosso", em Espanha, serão trasladados este sábado para Portugal

Os funerais dos pescadores António Abel Cascão da Silva, José Esteves Faria Novo e Américo Francisco Santos deverão realizar-se na segunda-feira, afirmou um dirigente associativo à Lusa. Mestre José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, adiantou que dois dos funerais vão realizar-se nas Caxinas e um em Vila do Conde. Acrescentou ainda que as famílias das vítimas mortais e dos dois pescadores desaparecidos, que seguiram na sexta-feira de manhã para Espanha, regressam hoje a Portugal.

O naufrágio do arrastão português Mar Nosso ocorreu na quinta-feira, 17 de Abril, nas Astúrias, e resultou na morte de três pescadores e no desaparecimento de outros dois, todos portugueses. As causas continuam por esclarecer, mas José Festas disse que o acidente poderá estar relacionado com excesso de carga na altura de recolha das redes. "Ao puxar o saco da rede para cima com o peixe, emborcou de popa. O navio não virou ao contrário. O navio afundou-se pela popa", disse à TSF o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

“Não sei explicar nem dá para perceber o que aconteceu, o barco virou e só tivemos tempo de saltar para a água”, afirmou nesta sexta-feira Bernardino Bicho, 48 anos, um dos pescadores resgatados.

Os restantes sete tripulantes – cinco pescadores espanhóis e dois portugueses – foram resgatados com vida. Ao largo das Astúrias continuam as buscas, com meios aéreos e marítimos, para encontrar os dois desaparecidos no naufrágio.

O naufrágio do Mar Nosso é o segundo com barcos de pesca portugueses ocorrido nas Astúrias em pouco mais de um mês, depois do Santa Ana ter naufragado a 10 de março, provocando oito mortos. Nos últimnos anos, vários naufrágios de embarcações comerciais fora do território nacional nvolveram portugueses:

Abril de 2006:  Dois pescadores portugueses morreram no naufrágio do navio Equinócio, que ocorreu ao largo da província moçambicana de Zambézia. Dois moçambicanos também morreram no naufrágio. Cinco portugueses, além de outros 14 tripulantes, foram resgatados com vida. O navio transportava mais de 40 toneladas de camarão.

Fevereiro de 2007: Quatro pescadores portugueses morreram no naufrágio do navio pesqueiro Lady of Grace, ao largo da ilha de Nantucket, Massachusetts.

Dezembro de 2008: O navio de pesca Rosamar, registado em Leixões e propriedade de um armador espanhol, naufragou 24 milhas a norte de Burela, na costa da Galiza, com oito portugueses e cinco indonésios a bordo.
Quatro portugueses e outros quatro indonésios morreram no acidente. Foram resgatados com vida quatro portugueses e um indonésio.

Janeiro de 2009: O navio Braga - de bandeira portuguesa e que foi danificado devido a um temporal na costa norte de Espanha - transportava seis tripulantes, dos quais dois portugueses, dois russos e dois cabo-verdianos que foram resgatados pelo mar por um helicóptero. O comandante do navio, um português, morreu de ataque cardíaco durante o resgate da embarcação, que se encontrava a cerca de 74 milhas da Corunha e tinha um carregamento de trigo.

Março de 2014: O naufrágio do navio pesqueiro Santa Ana, próximo do Cabo Peñas, na região espanhola das Astúrias, causou oito mortos (dois portugueses, quatro espanhóis e dois indonésios). O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida.

 

Sugerir correcção
Comentar