Cientistas afirmam ter “provas irrefutáveis” da existência de um Yéti na Sibéria

Foto
Uma das várias fotos que nas últimas décadas têm sido apresentadas como sendo de um Yéti Foto: DR

Uma equipa internacional de cientistas garante ter reunido “provas irrefutáveis” da existência de um Yéti, ou “Abominável Homem das Neves” como é mais conhecido, na região russa de Kemerovo, na Sibéria.

“Durante uma expedição à gruta Azasskaia, os participantes reuniram provas irrefutáveis que demonstram que o ‘Homem das Neves’ vive na Shoria montanhosa”, afirma a administração regional de Kemerovo num comunicado divulgado na noite passada no seu site.

Na expedição, na qual participaram cientistas da Rússia, Estados Unidos, Canadá, Suécia e Estónia, foram “encontrados diferentes marcadores com os quais o Yéti define o seu território”, tendo ainda sido descobertas pegadas e cabelos na gruta. Todas as amostras que apontam para a presença da criatura peluda e de grande porte naquele local vão ser analisados detalhadamente num laboratório científico. No entanto, os cientistas acreditam que tudo aponta para que se trate da mítica criatura antropomórfica, dada a semelhança entre pegadas encontradas na Sibéria e as descobertas nos Estados Unidos nos últimos anos, apesar de até aqui nunca terem sido reunidas provas que reúnam o consenso entre a comunidade científica sobre a existência do Yéti.

Mas Ingemar Ramel, que representou a Suécia na expedição em Shoria, crê que as hipóteses de terem encontrado um “Big Foot” são muito elevadas. “Com base nos resultados da expedição, os participantes concluíram que a possibilidade de existir um Yéti na região de Kemerovo é de 95 por cento”.

As amostras agora recolhidas levaram a equipa de cientistas a defender a criação de um centro de estudos para o Yéti na Universidade do Estado de Kemerovo, uma proposta que já tinha sido apresentada pela administração regional em Março mas que foi rejeitada. “Estes estudos levarão a sociedade e os media a levarem mais a sério os Yétis. Os dados [recolhidos pelo centro de investigação] poderão ser utilizados por biólogos, médicos e outros cientistas”, defende a administração de Kemerovo.

O Yéti é há muito um símbolo da região montanhosa de Shoria. Apesar do vice-governador daquela região russa, Dmitri Islamov, sustentar que mais importante que a prova da existência de um Yéti é garantir que mais turistas venham a Shoria, tem sido o Yéti que mais turistas tem atraído à região de Kemerovo, através de várias expedições organizadas em zonas onde a criatura terá sido avistada.

Sugerir correcção
Comentar