Camionista português detido na Holanda por esfaquear colega espanhol

Português, de 36 anos, envolveu-se numa discussão com um colega espanhol, de 40 anos, que acabou por alegadamente matar num parque industrial em Breda.

A polícia holandesa deteve na manhã desta segunda-feira, em Breda, um camionista português que teria esfaqueado fatalmente horas antes um colega espanhol no parque logístico da Driscoll, uma empresa de transformação de fruta. A vítima mortal foi atacada pelas 6h30.

O português, de 36 anos, foi detido pelas 11h30 “em Moerstratt, num parque de estacionamento perto dos lagos Galdersemeren”, refere a polícia de Breda numa informação à qual o PÚBLICO teve acesso. A detenção ocorreu após a denúncia de um cidadão que viu o camionista português naquela zona “e que ficou ao telefone com os agentes” até que estes o interceptaram no local. De acordo com a mesma nota da polícia, o cidadão português já "foi transferido para um complexo prisional em Breda", no Sul do país.

O crime terá ocorrido a pretexto de uma discussão, noticia o jornal holandês NL Times, mas permanecem ainda desconhecidas as razões que levaram a esse conflito. "Os dois homens estavam no parque industrial na operação de carga e descarga. A escalada da situação e os motivos da discussão são desconhecidos", acrescentou a polícia de Breda, adiantando que um efectivo de 20 agentes se envolveu na operação.

Após o crime, os camiões dos dois motoristas envolvidos no incidente permaneceram estacionados na zona do crime. Segundo o mesmo jornal, o português fugiu depois a pé. Rapidamente a polícia isolou a área e lançou uma caça ao homem que incluiu helicópteros, cães-polícias e vários carros-patrulha.

“Mais tarde ou mais cedo vamos apanhá-lo. A sua identidade é conhecida. Temos uma foto do passaporte dele que estamos a usar no terreno. Também lançámos uma mensagem de alerta pela rede da polícia e já recebemos cinco denúncias muito credíveis”, havia dito, antes da detenção, o porta-voz da polícia, Jeroen Steenmeijer, citado pelo NL Times.

Nas buscas participou também a polícia belga, depois de as autoridades terem recebido informações de que o homem teria fugido em direcção a Galder, junto à fronteira entre os dois países. Segundo a descrição fornecida pelas autoridades, o português tem cabelo curto, usa óculos e vestia um casaco vermelho e calças azuis.

Sugerir correcção
Comentar