Autarquias esperam indicações e sociedade civil mobiliza-se para apoiar refugiados

Existem já várias acções de apoio em andamento.

Foto
Reuters

Perto de cem autarquias já se disponibilizaram para receber refugiados, mas adiantam que ainda esperam indicações do Governo e do Conselho Português para os Refugiados (CPR) para perceber como poderão operacionalizar a ajuda. Também há vários grupos de cidadãos e instituições civis se desdobram em iniciativas.

O Conselho Metropolitano de Lisboa, por exemplo, questionou o Governo sobre o que se espera da Área Metropolitana no processo de acolhimento e integração de refugiados. Também a norte, muitas autarquias e empresas explicaram à Lusa que estão a aguardar os contactos das entidades responsáveis para traduzirem em actos as promessas de colaboração que já divulgaram.

A Câmara de Paredes ofereceu-se para angariar, nas empresas do concelho, mobiliário para os alojamentos de refugiados. A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade espera recolher até ao final do mês a disponibilidade de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Por outro lado, para integrar e coordenar as respostas públicas da sociedade civil, o Grupo de Trabalho dos Refugiados está a realizar reuniões com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), que inclui várias organizações civis e religiosas, entre as quais a Comunidade Islâmica de Lisboa. Já a Cáritas vai canalizar para os refugiados parte da verba da campanha de Natal e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) fez saber que estas instituições estão em condições de acolher "grande parte" dos refugiados que cheguem a Portugal.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai ajudar na coordenação da resposta na capital, a do Porto também anunciou estar disponível, a de Bragança tem capacidade para acolher "entre 10 a 12" refugiados e a de Évora pode receber "algumas dezenas". A delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa (Évora) está disponível para acolher oito refugiados na sua casa abrigo.

Também a Conferência Episcopal Portuguesa disse estar disponível para colaborar numa resposta integrada, o Santuário de Fátima está disponível para receber refugiados e a Comunidade Islâmica em Portugal vai receber 250 refugiados num terreno em Palmela. A Diocese de Portalegre e Castelo Branco enviou uma nota a todas as paróquias a solicitar o seu empenho para a disponibilização de casas paroquiais disponíveis e a Diocese de Bragança-Miranda tem alojamento para duas ou mais famílias de refugiados.

Da mesma forma, a Ordem dos Médicos já se disponibilizou para receber refugiados em Lisboa e a associação Renovar a Mouraria espera neste sábado angariar dinheiro com uma visita guiada a este bairro lisboeta "com 51 nacionalidades presentes".

Do lado académico, a Universidade Europeia, em Lisboa, vai receber cinco estudantes sírios que frequentarão nos próximos três anos licenciaturas de gestão e turismo. Também estão disponíveis para receberem estudantes refugiados a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (15 a 20 estudantes) e o de Leiria. Já o Instituto Politécnico de Santarém está a preparar um conjunto de cursos que permitam a integração de refugiados, entre os quais o de Língua e Cultura Portuguesa.  Alguns cidadãos disponibilizaram-se para emprestar temporariamente casas desocupadas, em Nelas (Viseu), Redondo (Évora), Cadaval e Alenquer (Lisboa).

Com receitas destinadas ao apoio a refugiados, a Companhia Chapitô e o Teatro da Trindade Inatel vão apresentar o espectáculo "Édipo" na próxima quinta-feira, em Lisboa, e o teatro municipal São Luiz organiza o concerto "Lisboa Acolhe", a 28 de Setembro, com a participação de vários artistas como Camané, Carlão, Jorge Palma, Rita Redshoes, Sara Tavares e Sérgio Godinho.

O Marítimo, da I Liga portuguesa de futebol, tem disponibilidade para receber cinco crianças e o FC Porto doou um euro por cada bilhete no jogo com o Chelsea, da Liga dos Campeões de futebol, uma iniciativa seguida pelos clubes de futebol participantes nas competições europeias em 2015/2016.

Ainda sem medidas concretas, o Governo Regional da Madeira declarou que vai "acompanhar o esforço de acolhimento" de refugiados, e, nos Açores, o Governo Regional convidou entidades públicas e particulares para um encontro, na segunda-feira, de preparação do processo de acolhimento.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários