Tubo de Ensaio, da TSF, chegou ao fim

Programa de Bruno Nogueira e João Quadros não regressa à antena da rádio. Humorista vai ter novo programa na SIC.

Foto
Bruno Nogueira vai ter um novo programa na SIC Pedro Cunha

O programa de humor Tubo de Ensaio não voltará à grelha da TSF. Com textos do humorista João Quadros e voz do actor Bruno Nogueira, o programa estava no ar há oito anos e termina agora, confirmou o director da rádio, Paulo Baldaia, e o próprio Bruno Nogueira.

A notícia foi avançada por João Quadros no Twitter e confirmada no Facebook por Paulo Baldaia. Bruno Nogueira publicou uma mensagem já nesta sexta-feira a falar sobre a sua saída.

"Não há uma maneira fácil de o dizer: o "Tubo de Ensaio" vai acabar. Foram oito anos em que tanto eu como o João Quadros pudemos ir directos aos assuntos que marcavam a actualidade sem nunca nos ser pedido para amaciar o discurso. Uma normalidade cada vez mais rara", escreveu Nogueira no post. O humorista indica depois que houve, "desde o início, um acordo de cavalheiros" entre o duo e a TSF que "terminaria um dia". "Não chegámos a um acordo para uma nova temporada, mas saio com ainda mais respeito e amor pela rádio que me deixou ser livre num tempo de censura camuflada. É a altura certa para virar a página".

Paulo Baldaia usou também a rede social para falar do fim do "Tubo de Ensaio". “O João Quadros, o mais saudavelmente louco dos humoristas portugueses, que faz dupla com o Bruno Nogueira, o mais genial dos actores portugueses, anunciou aos seus seguidores do Twitter (quase 80 mil) o adeus ao Tubo de Ensaio na TSF. É verdade”, confirmou..

“Ao longo de oito anos foi vê-los, ou melhor ouvi-los, evoluir para um humor cada vez mais corrosivo, sempre a pisar os limites, sempre a acrescentar ao que nós somos como pessoas, porque só rompendo com todos os preconceitos podemos evoluir”, acrescenta o director da TSF, garantindo que “por mais pressões (queixas) que tenha havido, o que nunca houve foi censura”.

As razões do fim do programa não são oficialmente conhecidas, mas Baldaia faz uma referência a aspectos financeiros neste seu texto de despedida: “Eles merecem tudo o que lhes for oferecido, porque eles já merecem mais do que a TSF lhes é capaz de pagar.”

No Twitter, João Quadros confirma. "Simples - digamos que todos os anos o Tubo começa novo contrato, igual ou diferente ao ano anterior. Este ano não chegamos a acordo. É isto", esclareceu o humorista.

Paulo Baldaia termina a sua nota a dizer que convidou Bruno Nogueira e João Quadros a “despedir-se dos ouvintes da TSF”. “Antes que alguém ocupe o espaço, desafiei-os a virem fazer a campanha eleitoral com o melhor humor que se faz em Portugal.”

A confirmação do fim do Tubo de Ensaio coincide com o anúncio de que Bruno Nogueira vai ter um novo programa na SIC, chamado Som de Cristal.

“Semanalmente, durante 40 minutos, o humorista propõe-se mostrar os bastidores do mundo dos artistas da música popular portuguesa. Marante, Quim Barreiros, Roberto Leal, Nel Monteiro, Ágata, Romana são alguns dos artistas que se propuseram em ser filmados”, explica o site da SIC.

Apesar da saída da TSF, Bruno Nogueira avança no Facebook que com João Quadros vão fazer quinze dias de emissão do “Tubo de Ensaio” durante as eleições. "[...] para nos despedirmos de quem nos acompanhou. Será um enorme prazer".

Notícia actualizada às 12h44: Acrescenta mensagem de Bruno Nogueira publicada no Facebook.

Sugerir correcção
Comentar