NASA cria posters turísticos de planetas descobertos com o telescópio Kepler

Agência espacial norte-americana divulgou trabalhos gráficos inspirados pelas descobertas mais recentes.

Planeta HD40307g
Planeta HD40307g Joby Harris, David Delgado e Dan Goods
Planeta Kepler-186f
Planeta Kepler-186f Joby Harris, David Delgado e Dan Goods
Planeta Kepler 16 b
Planeta Kepler 16 b Joby Harris, David Delgado e Dan Goods

A sonhar com o dia em que os novos planetas possam ser visitados, a NASA já se antecipou e criou uma série de posters turísticos inspirados nas descobertas mais recentes feitas com o telescópio Kepler.

Os artistas Joby Harris, David Delgado e Dan Goods, que trabalham para a agência espacial norte-americana, criaram três cartazes de estilo Art Déco onde enaltecem os atractivos destes exoplanetas (planetas com potencial de serem habitados). No Kepler 16 b, onde há dois sóis, prometem que “a sua sombra terá sempre companhia”. No gigante HD40307g convidam a experimentar “a gravidade de uma Super-Terra”. Já no Kepler-186f, o primeiro planeta com o mesmo tamanho da Terra a ser descoberto, garantem que a relva é sempre “vermelha”.

“Podemos não estar sozinhos. Estamos a entrar numa nova fase da humanidade e pensei, de forma natural, como seria visitar estes planetas e que seria divertido fazer uns cartazes turísticos”, contou David Delgado à CNN. Joby Harris inspirou-se em posters vintage e recorda a forma como nos sentimos atraídos pelos velhos cartazes de ficção científica. “Pensámos em produzir os nossos próprios cartazes com slogans divertidos que levassem as pessoas a sonhar como será ir a estes planetas”, revelou ao canal de televisão americano.

Os posters podem ser descarregados gratuitamente no site de um dos laboratórios da NASA.

O telescópio Kepler já detectou mil planetas fora do sistema solar, mas poucos têm condições semelhantes às da Terra. Do total, apenas oito apresentam o mesmo tamanho, como o Kepler 438b, que está a 475 anos-luz e onde poderá haver água. Prevê-se que, a longo prazo, seja possível encontrar mais de quatro mil exoplanetas.