Português desaparecido nos Picos da Europa

João Marinho contactou a família pela última vez há uma semana.

Foto
www.facebook.com/marinhojoao

O português João Marinho, de 31 anos, está há uma semana desaparecido nos Picos da Europa, confirmou esta terça-feira o secretário de Estado das Comunidades. José Cesário indicou que o desaparecimento foi anunciado depois de o seu carro ter sido encontrado no parque de estacionamento de uma pousada espanhola.

"Fomos alertados na segunda-feira por um amigo da família e accionámos os contactos internacionais para procurar esse português desaparecido nos Picos da Europa", indicou José Cesário à Lusa.

Segundo o secretário de Estado, "o carro foi localizado ontem [segunda-feira] às quatro da tarde, mas a polícia espanhola não adiantou nenhuma situação especial sobre o veículo". As buscas decorrem no local e estão a ser lideradas pelo Grupo de Resgate em montanha da Guarda Civil espanhola. Segundo a TSF, a viatura de João Marinho foi localizado a cerca de 70 km de Cangas de Ónis. 

"O mais provável é que tenha caído naquela zona montanhosa que, tal como as levadas da ilha da Madeira, é muito perigosa, ainda por cima com neve", indicou o secretário de Estado.

João Marinho devia ter regressado da viagem na última sexta-feira. A última vez que contactou a família foi na terça-feira da semana passada, explicou ainda a TSF. 

A notícia do desaparecimento de João Marinho, que na sua página na Internet se apresenta como ciclista de montanha e corredor de trilhos, está a ser comentada no seu perfil no Facebook por amigos e pessoas que estão a disponibilizar-se para se juntar às operações de busca.

No último post publicado no Facebook, há exactamente uma semana, João Marinho deixa uma mensagem em inglês: "Nothing is as important as passion. No matter what you want to do with your life, be passionate" (Nada é mais importante que uma paixão. Não importa o que que queres fazer com a tua vida, deves é ser apaixonado).

João Marinho, natural de Amarante, apresenta-se como um "viciado em desportos de aventura" e apaixonado pela exploração de montanhas e desertos. Engenheiro Electrotécnico de formação, é actualmente presidente executivo da Nexplore, uma empresa que organiza eventos de modalidades distintas, de carácter competitivo e de carácter lúdico, e que comercializa artigos desportivos.

Recentemente tinha feito uma formação em socorrismo e sobrevivência para reforçar as suas competências a nível pessoal e na empresa que lidera.

Sugerir correcção
Ler 22 comentários