Sucessor de Pizarro no PS-Porto recusa assumir liderança e exige que sejam convocadas eleições

Tiago Barbosa Ribeiro diz que um dos pilares do seu projecto “é a sustentabilidade da Câmara do Porto”.

Foto
Manuel Pizarro abandona PS-Porto para integrar equipa de Costa DATO DARASELIA

O sociólogo e ex-deputado municipal Tiago Barbosa Ribeiro vai candidatar-se à liderança da concelhia do PS-Porto, substituindo no cargo Manuel Pizarro, que o novo líder do partido, António Costa, convidou para o Secretariado Nacional.

Na reunião desta segunda-feira da concelhia socialista, Tiago Barbosa Ribeiro mostrou disponibilidade para se candidatar, repetindo aquilo que dissera na reunião do secretariado concelhio onde deixou claro que só aceitaria ocupar o lugar de Manuel Pizarro depois de haver eleições. Número dois da comissão política concelhia, o socialista podia assumir automaticamente a liderança daquela estrutura, por que os estatutos permitem-no, todavia, optou por não o fazer, defendo a convocação de eleições internas.

Muito provavelmente, Tiago Barbosa Ribeiro será candidato único – os apoiantes do ex-líder do partido António José Seguro chegaram a ponderar apoiar uma candidatura, mas terão desistido e Luís Catarino parece estar fora da corrida. Significa isto que muitos dos socialistas que há um ano estiveram contra o projecto político de Pizarro estarão agora disponíveis para apoiar o novo líder concelhio, que pretende “reforçar a legitimidade da liderança do respectivo projecto político e ao mesmo tempo dar mais força à autoridade do PS-Porto”.

Segundo fonte socialista, Luís Catarino, com quem o PÚBLICO tentou falar sem sucesso, terá feito contactos com as estruturas locais do partido, mas ter-se-á apercebido que não reunia as condições para obter um bom resultado. Luís Catarino, que é membro do secretariado distrital não terá, aparentemente, muitas razões políticas para se apresentar a votos e, de resto, uma candidatura sua seria sempre alinhada com a federação distrital do partido.

Fim das divisões internas?
Em recentes declarações ao PÚBLICO, o candidato à concelhia socialista tinha já considerado que uma eventual lista patrocinada pelo líder federativo corresponderia a um “erro político do ponto de vista da própria estratégia da distrital do PS-Porto”, a maior federação do partido.

Com a vitória de Tiago Barbosa Ribeiro, o PS enterra de uma vez por todas as divisões internas que havia em relação ao acordo pós-eleitoral que o vereador e ainda líder da concelhia, Manuel Pizarro, fez com o independente Rui Moreira para assegurar a governabilidade da Câmara do Porto.

Para já, o candidato não quer fazer grandes considerações sobre o processo eleitoral enquanto não forem convocadas as eleições, mas promete ser um líder inclusivo. “Darei sinais de inclusão envolvendo todos aqueles que queiram trabalhar neste projecto, que terá como um dos seus principais pilares a sustentabilidade do projecto autárquico da Câmara do Porto”, disse ao PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar