Rui Machete: "Putin recordou ao mundo que é um Czar" do império russo

O ministro mostrou-se confiante na superação das dificuldades na Grécia, afirmando que parece que os governantes gregos “ganharam juízo” nas negociações com a União Europeia.

Foto
Rui Machete fez uma visita de quatro dias ao Brasil MIGUEL MANSO

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, afirmou nesta quinta-feira em São Paulo que a crise ucraniana constitui um "conflito congelado" difícil de resolver, porque "Putin recordou ao mundo que a Rússia é um império e que ele é um czar".

A anexação da Crimeia foi a "maior violação do direito internacional da europa desde a II Guerra Mundial", afirmou o ministro, numa palestra na Universidade Fundação Armando Álvares Penteado, perante alunos de economia e relações internacionais, que assinalou o fim da sua visita de quatro dias ao Brasil.

"Estou mais optimista em relação à [recuperação económica] Europa" do que em relação ao "conflito congelado" que existe na Ucrânia, afirmou Machete.

Para o governante, a leste, não há um risco de uma nova Guerra Fria porque "não há uma questão ideológica" mas sim "questões nacionais", que são "mais difíceis de resolver".

Já a sul, a Europa apresenta vários problemas relacionados com o "terrorismo jihadista". No caso da Líbia "não há um Estado falhado, não há é simplesmente Estado", exemplificou Rui Machete que, sobre Portugal, insistiu que o país está num processo de recuperação, semelhante à Irlanda, Espanha ou Itália.

Num discurso informal perante os alunos, Machete também se mostrou confiante na superação das dificuldades na Grécia, agora que "parece que [os governantes gregos] ganharam juízo" nas negociações com a União Europeia.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários