PS pergunta ao Governo sobre base de Beja

É questionada a possibilidade de instalação de escola de pilotos da Corera do Sul e do Canadá

O deputado do PS Pita Ameixa questionou esta manhã o Governo sobre o interesse dos Estados Unidos da América (EUA) na Base Aérea de Beja, exigindo que novas utilizações da infraestrutura "não ponham em causa" o desenvolvimento do aeroporto.

Numa pergunta dirigida ao ministro da Defesa Nacional e enviada à agência Lusa, o deputado quer saber se o Governo "confirma o interesse" e "em que termos" dos EUA na Base Aérea n.º 11, onde, "à parte", está instalado o aeroporto de Beja.

"Ainda que incrivelmente desprezado pelo Governo", o aeroporto de Beja "pode vir a ter, no futuro, um alto significado e grande impacto no desenvolvimento económico-social" da região, frisa Pita Ameixa, perguntando se o Governo "garante que novas utilizações militares" da Base Aérea n.º 11 "não contendem com o desenvolvimento do aeroporto".

Todas as iniciativas que possam contribuir para o pleno aproveitamento dos recursos e o desenvolvimento das regiões de Portugal "devem ser merecedoras de uma apreciação à partida positiva", "desde que não ponham em causa outros projectos válidos e os superiores interesses nacionais", defende o deputado do PS eleito por Beja.

Segundo Pita Ameixa, reportando-se a notícias recentes (ver Público de 10 de Maio), os EUA estarão interessados em instalar na Base Aérea n.º 11 uma Força de Reação Rápida do seu dispositivo responsável por missões militares em África, o que implicaria a instalação em Beja de 500 fuzileiros americanos e respetiva logística.

De acordo com as notícias, refere o deputado, os EUA já realizaram "contactos adequados para o efeito" com as autoridades portuguesas e uma delegação do país terá visitado a Base Aérea n.º 11 no segundo semestre de 2013.

Através da pergunta, o deputado também quer saber qual a situação actual e qual "a perspectiva de real concretização" da instalação na Base Aérea n.º 11 de uma escola de pilotos da Força Aérea da Coreia do Sul e outra da Força Aérea do Canadá.

Sugerir correcção
Comentar