PCP escolhe Loures para as jornadas parlamentares de Outubro

Os deputados comunistas vão analisar a situação política, económica e social do país.

Foto
Jerónimo de Sousa disse que alguns responsáveis europeus são "cavaleiros do apocalipse" Nuno Ferreira Santos/Arquivo

Dificilmente o terreno lhe podia ser mais propício: o PCP escolheu o concelho de Loures para realizar as primeiras jornadas parlamentares desta última sessão legislativa, a 6 e 7 de Outubro, e o programa inclui uma sessão pública em Santa Iria da Azóia, a terra de Jerónimo de Sousa.

O PCP, através da CDU, reconquistou a Câmara de Loures nas autárquicas do ano passado, com Bernardino Soares como cabeça de lista. Na altura, Bernardino Soares era o líder da bancada parlamentar do partido. A CDU obteve uma maioria relativa, com cinco vereadores, e teve que fazer um acordo pós-eleitoral com a coligação Loures Sabe Mudar (que juntou PSD/MPT e PPM) porque o PS conseguiu eleger quatro vereadores. Na Assembleia Municipal, a CDU e o PS têm os mesmos deputados (16) mas a presidência coube à CDU, que conseguiu maioria relativa.

De acordo com informação do grupo parlamentar comunista, as sessões de abertura e encerramento vão decorrer na Biblioteca José Saramago, em Loures, e ambas contarão com a presença e discursos de Jerónimo de Sousa. O partido vai analisar a situação política, económica e social do país.

O desemprego, a discussão sobre o salário mínimo nacional, os cortes nos rendimentos e nos investimentos públicos, as privatizações, o caso do BES e do Novo Banco e algumas das opções do Governo para o Orçamento do Estado de 2015 que será conhecido daí a dias marcarão decerto presença nos discursos.

Para a noite de dia 6 está marcada uma sessão de debate em Santa Iria da Azóia, de onde Jerónimo de Sousa é natural (nasceu na localidade de Pirescoxe) e onde ainda mora. Nos dois dias haverá diversas visitas – o partido ainda não divulgou o programa - a outros pontos do concelho para abordar questões relacionadas com a indústria, comércio, agricultura, juventude, solidariedade e acção social.

Sugerir correcção
Comentar