Maria de Belém investirá na “estabilidade e na 'descrispação'” se for eleita Presidente

Ao segundo dia de campanha, a candidata voltou a encontrar-se com idosos e visitou o Hospital do Barlavento Algarvio

Fotogaleria
Em Portimão, Maria de Belém visitou o Hospital do Barlavento Algarvio e o Centro de Apoio a Idosos Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

Maria de Belém esteve nesta segunda-feira no Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, que foi inaugurado por António Guterres, quando tutelava a pasta da Saúde, e garantiu que se for eleita Presidente da República vai “investir na estabilidade e na 'descrispação' do país, porque as crises acontecem sempre ao longo da vida dos países”.

Questionada pelos jornalistas sobre as dificuldades que terá o futuro Presidente da República num contexto de crise e de alguma indefinição ou agitação política, Maria de Belém pediu “serenidade” para enfrentar os momentos mais difíceis, porque acredita que com serenidade “o resultado é sempre muito melhor”.

Antes, a candidata tinha corroborado as palavras de outros candidatos que dizem que é preciso acabar com a crispação da campanha. A ex-ministra da Saúde não valoriza as preocupações do seu mandatário nacional, Marçal Grilo, que vaticinou um combate “difícil e duro”. “Trabalho muitas horas por dia e isto para mim não representa esforço nenhum”. “Em termos de luta política, o que espero é que corra tudo bem no sentido da dignidade das campanhas. Uma campanha presidencial e em que vários candidatos e candidatas dizem que é preciso acabar com a crispação no país, penso que estamos entrar na campanha eleitoral e que é altura para nos respeitarmos todos e todas uns aos outros”.

A candidata a Belém revelou que na conversa que teve com o Conselho de Administração do Hospital do Barlavento Algarvio, presidido pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, que estará de saída e que gostaria de ir para o Centro Hospitalar Lisboa Central, soube que “está a ser feito um grande investimento, designadamente nas situações de atendimento de todas as urgências e emergências”. Sobre o desinvestimento feito na área da saúde nos últimos anos, Belém não se alongou muito, mas deixou uma preocupação ao dizer que o que se faz na primeira hora a um doente “é essencial para a recuperação das pessoas”.

Relativamente ao que pode fazer um Presidente para proceder à normalização dos cuidados de saúde a prestar à população, Maria de Belém Roseira esclareceu: “A intervenção directa pertence sempre ao Governo - é preciso termos a noção disso -, agora o exercício do direito à protecção de saúde é um direito fundamental e como tal consagrado na Constituição da República. E se hoje há um consenso na sociedade portuguesa é que o Serviço Nacional de Saúde é essencial”.

Para a ex-ministra, o SNS é “a instituição mais estimada pelos portugueses porque aqui se realiza verdadeiramente o direito à igualdade, a igual dignidade das pessoas": "Aquilo que ouvimos ser testemunhado por pessoas com quem falamos é que aqui se trata da mesma maneira quem é conhecido e quem é desconhecido, aqui se investe da mesma maneira na reabilitação e na recuperação de quem é conhecido e de quem não é conhecido e isto é que é um verdadeiro”. E terminou dizendo: “Nós não podemos estragar uma coisa que é absolutamente fundamental e temos de ser absolutamente criteriosos nas opções que se fazem e nesse sentido o Presidente da República tem que acompanhar estas situações para garantir o exercício de um direito de influência”. A esta forma de intervir, chamou “magistratura de influência, nesta como noutras áreas, porque - sublinhou - “ o direito à vida e o direito à nossa capacidade é o bem mais precioso”.

E ao segundo dia de campanha de Maria de Belém voltou a encontrar-se com idosos. Desta vez, foi no Centro de Apoio a Idosos de Portimão. A insistência em visitar lares de idosos prende-se, segundo disse, com a necessidade de dar a conhecer bem esta situação.

Sugerir correcção
Comentar