Jerónimo, Rita Rato e Miguel Tiago são três primeiros nomes da CDU por Lisboa

PCP divulga nomes de cabeças de listas às legislativas.

Foto
Jerónimo e Rita Rato são os primeiros candidatos comunistas por Lisboa Foto: Pedro Cunha

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e os deputados comunistas Rita Rato e Miguel Tiago são, por esta ordem, os três primeiros candidatos da CDU pelo círculo de Lisboa às legislativas deste ano.

Por comparação com a lista às legislativas de 2011, permanece Jerónimo como número um, saindo Bernardino Soares, entretanto eleito presidente da Câmara de Loures, do segundo lugar. Em terceiro lugar na lista de 2011 encontrava-se Rita Rato, que agora sobe a número dois pelo círculo de Lisboa, e o quarto posto era o mesmo deste ano: José Luís Ferreira, do Partido Ecologista "Os Verdes", o outro partido que integra a coligação.

Os candidatos da CDU por Lisboa foram apresentados esta quinta-feira numa sessão na Casa do Alentejo, no Rossio, com centenas de militantes e apoiantes a lotar o espaço ao final da tarde para ouvir intervenções, por exemplo, do líder do PCP, Jerónimo de Sousa, e da deputada do partido "Os Verdes" Heloísa Apolónia.

O quinto lugar da lista da CDU por Lisboa é uma novidade: Ana Mesquita, de 36 anos. Entre o sexto e o décimo lugar da lista estão nomes que actualmente não são deputados, por ordem: Alma Rivera, João Vicente, Nuno Libório, Maria Isabel Quintas e Duarte Alves.

Em 2011 houve a curiosidade de em 10.º e 11.º lugar por Lisboa terem concorrido Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum, e Arménio Carlos, então membro da comissão executiva da CGTP e atual secretário-geral da central sindical.

O deputado do PCP Jorge Machado é o cabeça de lista pelo círculo do Porto, ao passo que João Oliveira, atual líder parlamentar, mantém-se como cabeça de lista por Évora. Diversos outros candidatos por outros círculos eleitorais foram já anunciados pela coligação.

CDU "pronta a assumir responsabilidades"
Na sessão desta quinta-feira, Jerónimo de Sousa, disse que a CDU "está pronta" para nas próximas legislativas "assumir todas as responsabilidades que o povo português decida atribuir-lhe" nas urnas.

A coligação que junta PCP ao Partido Ecologista "Os Verdes" está pronta, disse Jerónimo, para servir de base à "construção de uma alternativa patriótica e de esquerda e no Governo do país, para concretizar uma nova política ao serviço dos trabalhadores e do povo".

Num discurso perante centenas de militantes e apoiantes, Jerónimo de Sousa apelou ao voto aos portugueses "hesitantes" que se "aproximam" da CDU elogiando a competência da coligação mas que, admitiu, "hesitam no voto".

"É preciso dizer a todos esses homens, mulheres, jovens, preocupados (...) que decidam desta vez [votar na CDU]. Nós iremos lá com esse apoio mais largo de tantos e tantos portugueses", vincou Jerónimo, perante os aplausos da plateia.

Sugerir correcção
Comentar