Cavaco distinguido como embaixador ibero-americano da Juventude

A homenagem e distinção ao chefe de Estado decorre na tarde desta quarta-feira num evento que marca a apresentação de Braga como Capital Ibero Americana de Juventude 2016.

Foto
Petição foi lançada após polémicas declarações de Cavaco sobre as suas remunerações Nuno Ferreira Santos

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai ser homenageado esta quinta-feira, no Palácio de Belém, pela secretária-geral Ibero-Americana Rebeca Grynspan, numa cerimónia onde será também distinguido como Embaixador Ibero-Americano da Juventude.

Segundo fontes das organizações de juventude ibero-americanas, Cavaco Silva será homenageado "em reconhecimento do seu trabalho em prol da defesa dos valores democráticos e da promoção do bem-estar e do desenvolvimento económico e social das populações da Ibero-América", durante os anos em que representou Portugal nas cimeiras Ibero-Americanas.

O Presidente da República, que participou pela última vez em Dezembro de 2014, no México, nas cimeiras Ibero-Americanas, já que termina no próximo ano o seu mandato de Chefe de Estado, era primeiro-ministro quando a conferência de Ibero-Americana foi fundada, em 1991. Portugal, um dos países fundadores da Conferência Ibero-Americana, passou também a integrar a Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ) em 1992, quando esta foi criada.

A homenagem a Cavaco Silva pelo trabalho que desenvolveu no âmbito das cimeiras Ibero-Americanas irá decorrer esta tarde no Palácio de Belém, por ocasião da apresentação do Programa Ibero-Americano de Juventude.

Na mesma cerimónia, o secretário-geral da OIJ Alejo Ramirez irá distinguir o Presidente da República como Embaixador Ibero-Americano da Juventude. De acordo com as fontes das organizações de juventude ibero-americanas, Alejo Ramirez fará também um agradecimento ao Presidente da República pela sua actividade com vista à promoção das políticas públicas para a juventude e da participação dos 150 milhões de jovens ibero-americanos nos processos de decisão relativos ao seu futuro.

No Palácio de Belém estarão presentes membros de governos ibero-americanos, os embaixadores acreditados em Lisboa dos estados membros da Conferência Ibero-Americana e responsáveis de entidades oficiais, organismos e associações ligadas à juventude, bem como de organizações não-governamentais, numa cerimónia que vai apresentar a cidade de Braga como Capital Ibero-Americana de Juventude 2016.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários