Assunção Esteves ameaçou demitir-se por causa do inquérito ao BPN

Foto
Presidente da AR ameaçou demitir-se duas vezes esta quinta-feira Foto: Enric Vives-Rubio

Foi um “conflito brutal”, como alguns dos que o testemunharam não tinham memória de ter assistido numa conferência de líderes. Presidente da AR diz que se trata de "uma interpretação excessiva".

Na reunião de ontem no Parlamento, que juntou os líderes parlamentares para resolver a questão da comissão de inquérito ao BPN, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, ameaçou demitir-se perante o extremar de posições entre o PS e a maioria PSD/CDS, que chegou mesmo a anunciar a intenção de avançar com a votação de urgência em plenário da sua resolução para uma comissão de inquérito eventual.

Ao que o PÚBLICO apurou, Assunção Esteves ameaçou por duas vezes abandonar as suas funções, sentindo-se desautorizada pela maioria que suporta o Governo. Isto porque a presidente já tinha anunciado que estava de acordo com o requerimento apresentado pelos partidos da esquerda, argumentando precisamente com o facto desta iniciativa ter carácter potestativo.

Apesar das ameaças de Assunção Esteves, a primeira reacção dos partidos da direita foi de confronto. Um dos líderes parlamentares da direita terá mesmo afirmado que se o Parlamento aprovasse o requerimento da esquerda, a maioria parlamentar passaria a chumbar todos os agendamentos da oposição.

A insistência do PS em manter integralmente a sua proposta terá também contribuído para agudizar o conflito, obrigando Assunção Esteves a assumir uma posição de força.

Hoje à saída do plenário, a presidente não desmentiu taxativamente o sucedido. Questionada sobre o braço de ferro com a direita, ontem à noite, respondeu: “Lembramos muitas vezes nos nossos debates a nossa relação com a rua, com a vida. É o essencial da função política”. Sobre se tinha ameaçado com a sua demissão, disse: “Só o povo é que me vai tirar daqui, ou quando eu quiser ir embora, no final do mandato.”

Mas mais tarde, em declarações à Antena 1, A presidente da AR negou ter ameçado demitir-se. "Ninguém pode dizer isso porque não é verdade." Mas admite ter havido "uma coisa", sem explicitar o quê, que pode ter conduzido a "uma interpretação excessiva das emoções" na conferência de líderes.

Mas garante Assunção Esteves: "Eu nunca serei pressionável aqui, é um juramento que fiz a mim própria."

Notícia actualizada às 16h07, acrescenta declarações de Assunção Esteves à Antena 1
Sugerir correcção
Comentar