António Costa aceita debate dia 5 de Setembro

Candidato anuncia suspensão da sua participação no programa Quadratura do Círculo a partir de dia 4 de Setembro

Foto
A camanha de António Costa promete ideias fora da caixa Daniel Rocha

A candidatura de António Costa informou esta quinta-feira que aceitou a proposta de regulamento, datas e regras apresentada pelo Presidente da Comissão Eleitoral das primárias, Jorge Coelho, com debates televisivos a 5, 9 e 23 de setembro.

De acordo com a candidatura do autarca lisboeta, os debates entre António Costa e o atual secretário-geral do PS, António José Seguro, terão a duração de 35 minutos. 

"Esta não era a nossa proposta mas aceitamo-la com o intuito de se chegar a um entendimento", refere a candidatura de António Costa, em comunicado.António José Seguro e António Costa disputam a 28 de setembro eleições primárias para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro. No comunicado, a candidatura de Costa salienta que sempre tem defendido "o respeito da autonomia das federações". "Por isso nos opusemos a que as eleições e congressos federativos se sobrepusessem ao processo das primárias. Por isso propusemos várias datas para que os debates das primárias se iniciassem após dia 6, quando se encerram as eleições federativas", refere ainda o texto, considerando que as eleições federativas - marcadas para 5 e 6 de setembro - "assentam em pressupostos, propostas, protagonistas próprios cuja autonomia deve ser preservada e respeitada como um dos pilares da democracia interna no PS". "A realização do primeiro debate dia 5 não é por isso a melhor solução, mas a solução possível, que aceitamos a benefício de um consenso", conclui o comunicado.


De acordo com o regulamento das primárias estava definido que, "sem prejuízo de quaisquer iniciativas de debate que venham a ser livremente acordadas pelas candidaturas, a Comissão Eleitoral assegura junto dos meios de comunicação nacional a realização de, pelo menos, três debates públicos televisivos entre os candidatos, durante o período destinado à campanha eleitoral".


Também esta quinta-feira, Costa anunciou a suspensão da sua participação no programa televisivo Quadratura do Círculo. No mesmo dia em que o dirigente e apoiante de Seguro criticou a sua permanência. 
"Há muito que anunciei que farei o que sempre fiz, suspender na campanha. Após dia 4 setembro suspendo a participação na Quadratura do Círculo e este domingo farei a última crónica no Correio da Manhã. Não preciso de apelos de Brilhante Dias", afirmou o autarca lisboeta, numa declaração a título pessoal enviada à Lusa.

 

Sugerir correcção
Comentar