Spice Girls celebram 30 anos com novos selos a circular pelo Reino Unido
Os selos do Royal Mail entram em circulação a 11 de Janeiro, mas já podem ser encomendados. A distinção, diz a banda, é sinal do “poder feminino”.
Este é o ano em que se celebram três décadas das Spice Girls. O grupo de Emma Bunton, Victoria Beckham, Geri Halliwell-Horner, Melanie Chisholm e Melanie Brown não vai voltar aos palcos para celebrar, mas o Royal Mail preparou outra surpresa para assinalar a efeméride. Vão entrar em circulação 15 selos com imagens da banda feminina.
O grupo já reagiu à novidade, frisando que nunca sonharam estar num selo, ao lado de figuras tão importantes, como o próprio rei Carlos III — com selos em circulação desde Abril de 2023. “É o poder feminino”, dizem, citadas pela BBC. “Estamos entusiasmadas por sermos celebradas pelo Royal Mail, ao lado de algumas das estrelas da música mais icónicas e influentes.”
O director de comunicação da instituição britânica, David Gold, frisou a importância das Spice Girls para a cultura mundial. “Têm sido uma força a ser reconhecida desde que formaram o grupo em 1994. Estamos orgulhosos por celebrar o grupo feminino mais bem-sucedido de sempre, não só pela sua música, mas pela influência duradoura em tantos campos das nossas vidas.”
Os selos estarão à venda a 11 de Janeiro (já estão disponíveis para pré-venda) e incluem retratos individuais das cinco — conhecidas por Baby (Emma Bunton), Posh (Victoria Beckham), Ginger (Geri Halliwell-Horner), Sporty (Melanie Chisholm) e Scary Spice (Melanie Brown). No total, são 15 selos que também recordam concertos icónicos da banda de 1997 a 2012, incluindo o regresso nos Jogos Olímpicos.
Entre os momentos mais marcantes a serem recordados, há Geri Halliwell-Horner no seu vestido icónico com a bandeira do Reino Unido nos Brit Awards de 1997. Foi Ginger Spice a fazer manchetes nesse mesmo ano quando deu um beijo na bochecha do então príncipe Carlos.
Outra das imagens mostra Victoria Beckham a cantar em Madison Square Garden, Nova Iorque, em 2008, durante a digressão The Return of The Spice Girls. Em 2012, foi a última vez que Posh cantou com a banda — regressaram em 2018, mas a designer de moda escusou-se a participar.
Apesar de terem “nascido” há precisamente 30 anos, foi só com Wannabe, em 1996, que as Spice Girls atingiram a fama planetária. Estiverem nove vezes em primeiro lugar na tabela britânica, com Say you'Il be there, 2 become 1, Who do you think you are, Spice up your life e Viva forever.
Com o novo selo, tornam-se o sexto grupo musical a receber tal distinção, juntando-se aos Beatles (2007), aos Pink Floyd (2016), aos Queen (2020), aos The Rolling Stones (2022) e aos Iron Maiden (2023).