Iraque: Estado Islâmico ataca alvos governamentais em Kirkuk

O ataque, lançado de madrugada, visou o quartel-general da polícia e provocou pelo menos oito mortos.

Foto
O Estado Islâmico estará por detrás deste ataque AFP/JM LOPEZ

Homens armados, vestindo coletes suicidas, atacaram nesta sexta-feira edifícios governamentais na cidade de Kirkuk, no Norte do Iraque, indicaram fontes da segurança à agência noticiosa AFP. Os primeiros números avançados pela Reuters davam conta de oito mortos, dos quais seis eram membros das forças de segurança. As restantes vítimas eram dois iraquianos que integravam uma equipa de manutenção de electricidade, detalhou uma fonte do hospital.

O ataque, lançado de madrugada, visou o quartel-general da polícia, bem como postos de controlo e unidades de patrulha naquela cidade multiétnica e sob controlo das forças curdas, situada a 290 quilómetros a norte da capital iraquiana, Bagdad, de acordo com fontes de segurança ouvidas pela AFP. Foi igualmente atacada uma central eléctrica.

Segundo a CNN, os atacantes pertencem ao autoproclamado Estado Islâmico. O ataque foi já reinvindicado pela Amaq, a "agência de notícias" deste grupo terrorista.

Alguns dos atacantes permaneceram numa mesquita e num hotel, contam fontes de segurança à Reuters.

Este ataque surge numa altura em que o Exército iraquiano e combatentes curdos tentam retomar o controlo de Mossul, que é a mais importante cidade controlada pelos islamistas no Iraque e Síria, e não é certo se o seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, se encontra no local. Foi de lá que o Daesh proclamou, em 2014, o seu Estado ou califado.

Kirkuk é uma cidade rica em petróleo e tem sido palco de múltiplos ataque de jihadistas do Daesh.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários