Quatro concelhos em risco máximo de incêndio

Às 17 horas a ANPC registava 27 incêndios a mobilizarem 407 operacionais apoiados por 112 viaturas.

Foto
Os distritos mais afectados em relação ao número de ocorrência são Aveiro e Viana do Castelo Vasco Celio (Arquivo)

Esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Sabugal e Mação em risco “máximo” de incêndio. E ainda outros 52 concelhos de dez distritos de Portugal continental em risco “muito elevado”.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 17 horas desta quarta-feira estavam activos 27 incêndios em Portugal continental. Mais 12 ocorrências que esta manhã, mais ainda sem nenhum incêndio considerado como ocorrência importante. A essa hora, estavam a combater os fogos 407 operacionais, acompanhados por 112 viaturas e ainda quatro meios aéreos.

Sete das ocorrências estão ainda em curso mobilizando mais de 90 operacionais, 21 veículos e quatro meios aéreos.

O fogo que envolve mais meios, neste momento, deflagrou às 13h08 desta quarta-feira no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. Seis viaturas, 25 operacionais e um meio aéreo são os recursos para combater o fogo que se iniciou numa zona de mato.

Os distritos mais afectados em relação ao número de ocorrência são Aveiro e Viana do Castelo contabilizando-se respectivamente oito e cinco fogos, sendo que em ambos os distritos apenas um incêndio se encontra em curso, todos os outros estão em fase de resolução ou de conclusão.

Relativamente aos fogos de Vila Nova de Gaia e de Gondomar, estes encontram-se na mesma situação que esta manhã, o primeiro está em curso e o segundo em fase de resolução.

Às 11h30, segundo a ANPC, estavam activos em Portugal continental 15 incêndios que mobilizavam na altura 351 operacionais apoiados por 114 viaturas. Destes operacionais mais de 100 estavam direccionados para o fogo que deflagrou em Arouca no distrito de Aveiro, na segunda-feira dia 8. E 133 estavam envolvidos nos incêndios de Águeda e Arcos de Valdevez que deflagraram também dia 8 de Agosto e que se encontram em fase de conclusão. Texto editado por Sérgio B. Gomes

 

Sugerir correcção
Comentar