Nem em Leiria José Mourinho começou tão mal o campeonato

Crise do Chelsea adensa-se com derrota frente ao Liverpool

Foto
A crise abateu-se sobre Stamford Bridge Philip Brown/Reuters

Nunca, na carreira de José Mourinho, uma equipa orientada pelo treinador português tinha entrado tão mal no campeonato. O técnico de 52 anos atravessa nos blues um momento muito negativo, com seis derrotas em 11 jornadas que o colocam no 15.º lugar da classificação. Algo jamais visto para Mourinho.

Em todas as épocas em que começou o campeonato ao leme de uma equipa, José Mourinho nunca tinha atravessado um momento tão mau. Em Leiria, na temporada 2002-03, à 11.ª jornada ocupava o 12.º lugar, com três vitórias, cinco empates e três derrotas. Na época anterior, Mourinho tinha passado pelo Benfica mas não foi ele que começou a época, tendo sido chamado para render Jupp Heynckes.

No FC Porto, onde viveu os primeiros sucessos enquanto treinador, José Mourinho era primeiro classificado à 11.ª jornada das duas épocas em que esteve ao leme desde o início. Em 2002-03 tinha oito vitórias e três empates; na temporada seguinte somava mais dois pontos, resultado de nove vitórias e dois empates.

A primeira passagem de José Mourinho pelo Chelsea também não era comparável ao momento que o emblema londrino agora vive. Em 2004-05 a 11.ª jornada chegou com oito vitórias, dois empates e uma derrota. A época seguinte o melhor início da carreira do técnico português, com 31 pontos somados nas primeiras 11 jornadas (dez vitórias e um empate). Em 2006-07 contavam-se oito vitórias, um empate e duas derrotas. No ano que se seguiu, Mourinho viria a ser despedido pelo dono do Chelsea, Roman Abramovich – nas seis jornadas disputadas até esse momento, tinha três vitórias, um empate e duas derrotas.

Em dois anos ao serviço do Inter de Milão, José Mourinho chegou à 11.ª jornada sempre no primeiro lugar. Sete vitórias, três empates e uma derrota em 2008-09; nove vitórias, um empate e uma derrota em 2009-10.

Seguiu-se o Real Madrid, onde os resultados também não se comparam aos actuais. Na época de estreia, 2010-11, à 11.ª jornada Mourinho tinha nove vitórias e dois empates. O ano seguinte registava nove vitórias, um empate e uma derrota. Na terceira temporada somava sete vitórias, dois empates e duas derrotas à 11.ª jornada.

De regresso a Londres e ao Chelsea, José Mourinho autodefiniu-se como o “Happy One” mas em 2013-14 era quarto classificado à 11.ª jornada, com seis vitórias, três empates e duas derrotas. No ano seguinte veio o título de campeão inglês: os blues chegaram ao trono da Premier League e nas primeiras 11 jornadas do campeonato averbaram nove vitórias e dois empates. Mas a defesa do título está a revela-se um pesadelo: três vitórias, dois empates e seis derrotas colocaram Mourinho numa posição muito delicada.

Sugerir correcção
Comentar