Viana do Castelo vai receber mais de mil escuteiros do Minho e da Guiné-Bissau

Já há sete anos que não havia um Acampamento Regional em Viana do Castelo.

Foto
Paulo Pimenta

A edição de 2015 do Acampamento Regional de Viana do Castelo (Acareg) vai decorrer na freguesia de Darque, na mata do Centro Pastoral Paulo VI, residência do bispo da Diocese, entre 5 e 9 de Agosto. São esperados mais de mil escuteiros dos distritos de Viana do Castelo e de Braga, assim como da Guiné-Bissau.

O evento, que já não se realizava há sete anos, "vem ao encontro do programa educativo do movimento escutista, onde a educação para a paz e para a cooperação entre os povos tem uma dimensão importante", refere Manuel Vitorino, responsável da Junta Regional de Viana do Castelo, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

Segundo o autarca, o encontro de cinco dias vai exigir "uma logística muito grande, com centenas de pessoas envolvidas e cerca de 40 entidades parceiras”.

Há uma parte lúdica mas também uma componente social. Os caminheiros, com idades entre os 18 e 22 anos, vão recuperar as paredes da Capela de São Lourenço, situada junto ao local onde vão acampar, e realizar acções de solidariedade social em instituições como lares da terceira idade e centros de acolhimento de crianças e jovens em risco. Para os lobitos, exploradores e caminheiros estão previstas actividades náuticas, como vela, canoagem e remo.

A edição deste ano vai ter início dia 5 de Agosto, pelas 22h0, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, um momento que vai “trazer a festa escutista à cidade”, declarou o responsável da Junta Regional.

O Acareg 2015, com o slogan “Novos Céus, Nova Terra”, tem como lema “Não te conformes com o Mundo”, apelando a uma nova ordem mundial através de um melhor relacionamento entre os povos.

Sugerir correcção
Comentar