O Tour pertence a Nibali

Italiano ganhou 13.ª etapa e aumentou vantagem na geral. Rui Costa reentrou no top 10 - é agora 9.º.

Foto
AFP

Vincenzo Nibali está imbatível na Volta à França. O italiano tem feito a diferença quando interessa – e quando é possível – e, no final da 13.ª de 21 etapas, pode já ter sentenciado a seu favor a corrida. No primeiro dia nos Alpes, o líder da Astana ganhou a sua terceira etapa na prova e alargou a sua vantagem na classificação geral, já superior a três minutos e meio.

Na chegada a conta-gotas à meta instalada em Chamrousse, que coincidiu com uma contagem de montanha de categoria especial, Rui Costa foi 15.º, a 3m01 do líder. Apesar da perda para diversos dos seus concorrentes, também ganhou vantagem sobre vários e por isso está de regresso ao top 10 da geral, depois de subir de 13.º para 9.º. O português está a 8m35s do camisola amarela e tem 2m08s de desvantagem para o 8.º, o belga Jurgen Van Den Broeck.

O grande derrotado do dia foi Richie Porte, a primeira opção da Sky desde o abandono de Chris Froome. O australiano quebrou no início da subida até Chamrousse, a mais longa e mais árdua da prova até ao momento, perdeu 8m48s e passou de 2.º para 16.º da geral. O plano B da equipa britânica, se é que alguma vez o teve, foi por água abaixo. Bradley Wiggins, vencedor do Tour em 2012, recorde-se, não foi convocado.

Alejandro Valverde, quarto na etapa a 50 segundos de Nibali, é agora segundo, a 3m37s do italiano. Líder da classificação da juventude, o francês Romain Bardet, 7.º na etapa, fceha o pódio, a 4m24s do líder.

Sugerir correcção
Comentar