FC Porto pode ser afastado da Taça da Liga

Liga decidiu castigar os “azuis e brancos” e cabe agora ao Conselho de Disciplina da FPF pronunciar-se. Castigo pode ir da multa até à desqualificação da equipa.

Foto
MIGUEL RIOPA/AFP

A continuidade do FC Porto na Taça da Liga está em risco. A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai propor ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a aplicação de um castigo aos “dragões” na sequência do atraso no jogo frente ao Marítimo.

A punição proposta pelo órgão da Liga ainda não é conhecida e pode ir desde a aplicação de uma multa até à própria desqualificação do clube, caso se prove intenção na provocação do atraso.

Cabe agora ao Conselho de Disciplina da FPF decidir se aplica o castigo proposto pela Liga. O jornal A Bola recorda que o CD costuma geralmente seguir as recomendações da Liga mas também não seria inédita uma decisão em sentido contrário.

Caso o CD se decida pela punição, o FC Porto pode ainda recorrer e levar o caso ao Conselho de Justiça da FPF.

Em causa está o atraso de três minutos no início do jogo da última jornada da fase de grupos da Taça da Liga entre o FC Porto e o Marítimo, que terminou por 3-2. O golo decisivo dos “dragões” surgiu já em período de descontos, quando a partida do Sporting – a outra parte interessada no processo – já havia terminado.

Segundo o Correio da Manhã, a audiência do CD da FPF está marcada para 11 de Fevereiro. O Sporting anunciou que quer intervir no processo e já terá feito chegar à Federação um pedido para marcar presença na audiência. Caso o FC Porto seja realmente afastado da competição, serão os “leões” a seguir em frente para as meias-finais da Taça da Liga.

O Sporting informou na semana passada que irá boicotar a competição na próxima época, caso o FC Porto siga em frente na competição.
 

Sugerir correcção
Comentar